Perca Peso Agora

Pesquisadores descobrem Bactéria que "Come" as Embalagens PET Descartadas

Os números são alarmantes: mais de 220 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, e mesmo com os vários programas de reciclagem existentes, uma grande porcentagem desse total é despejada em aterros sanitários ou em oceanos ao redor do mundo.

Iniciativas como a da empresa brasileira que transforma polipropileno (as famigeradas garrafas PET) em bike já ajudam a amenizar essa quantidade, mas ainda sim são muito poucas perto da dimensão global que este resíduo sólido causa no meio ambiente.

Agora pesquisadores japoneses estão estreando o que poderia ser uma pequena solução para o grande problema de plástico: Ideonella sakaiensis 201-F6 é uma bactéria que come PET, um polímero utilizado em plásticos que é quase impossível de se biodegradar.

Com o I. sakaiensis, “você tem a chance de se livrar dos resíduos PET”, diz Uwe T. Bornscheuer, um bioquímico da Universidade de Greifswald na Alemanha.

O problema é que I. sakaiensis leva um tempo para degradá-lo. Em um laboratório, as bactérias levaram 6 semanas para demolir uma fina película de PET, o que significa que não é uma solução rápida para para o número gigantesco de lixo.

Mas isso pode mudar logo. Os pesquisadores não só encontraram e isolaram as bactérias, como também sequenciaram seu genoma, o que poderia permitir que futuros pesquisadores criem super bactérias que destruam PET mais rapidamente.

Fonte: Hypeness



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook