Perca Peso Agora

Perder Apenas Um Grama de Gordura Pode Curar Diabetes Tipo 2

Novo estudo britânico afirma que a diabetes tipo 2 pode ser derrotada apenas perdendo um grama de gordura. O problema é que essa gordura deve vir do pâncreas. A pesquisa não tem implicações para as pessoas com diabetes tipo 1, em que o pâncreas é danificado pelo próprio sistema imunológico do corpo. No entanto, poderia levar a um novo remédio ou tratamento para o tipo 2.

A diabetes tipo 2

Médicos da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, mostraram que a diabetes tipo 2 é causada pelo entupimento de gordura no pâncreas. Quando esta gordura vai embora, o mesmo acontece com a condição.

O pâncreas é um pequeno órgão que fica atrás do estômago e bombeia a insulina necessária para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Na diabetes tipo 2, insulina suficiente não é produzida, e quando é, não funciona adequadamente.

A condição, que está em ascensão devido a obesidade e ao aumento de gordura na cintura das pessoas, é muitas vezes controlada inicialmente com uma dieta rigorosa e exercícios.

Ainda assim, muitos pacientes veem sua saúde piorar ao longo do tempo e, eventualmente, precisam de comprimidos ou injeções de insulina para sobreviver. Os diabéticos são mais propensos a desenvolver doenças cardíacas, cegueira, doença renal e danos nos nervos e no sistema circulatório, o que na pior das hipóteses pode levar a amputações.

A pesquisa

Para analisar o papel da gordura na diabetes, os pesquisadores britânicos analisaram a saúde de 27 homens e mulheres obesos que foram submetidos a cirurgia de perda de peso. Dois terços dos participantes tinham diabetes e não estavam produzindo insulina suficiente.

Todos perderam peso após a operação, mas apenas os diabéticos perderam gordura do pâncreas. Eles perderam um pouco menos de um grama, em média. Apesar de ser pouco, foi o suficiente.

Crucialmente, após 8 semanas da operação, a produção de insulina tinha voltado ao normal, ou seja, a diabetes dos participantes tinha desaparecido.

Os cientistas acreditam que eles podem permanecer livre da doença, sem necessidade medicamentos para controlá-la, por até 20 anos.

Perca peso no pâncreas

“Para as pessoas com diabetes tipo 2, perder peso lhes permite drenar o excesso de gordura do pâncreas, fazendo sua função voltar ao normal. Então, se você perguntar quanto peso precisa perder para fazer seus diabetes ir embora, a resposta é um grama. Mas tem de ser pelo pâncreas”, disse o professor Roy Taylor, um dos autores da pesquisa.

Curiosamente, o nível de perigo da gordura no pâncreas varia de pessoa para pessoa, ajudando a explicar por que uma pessoa magra pode ser diabética, enquanto outra que está acima do peso não possui a doença.

Vale a pena procurar um médico para tentar perder a gordura acumulada no pâncreas, caso esteja sofrendo com a condição.

Fonte: Hypescience
Daily Mail



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook