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Páscoa Sem Culpa: Aprenda a Escolher o Chocolate que se Encaixa na sua Dieta

O chocolate, além de dar muito prazer, é excelente fonte energética e apresenta propriedades benéficas para a saúde. Há tempos deixou de ser o vilão das dietas, podendo fazer parte de uma alimentação equilibrada e do estilo de vida saudável.

O chocolate é considerado um alimento funcional. Rico em cacau, contém inúmeros compostos que oferecem benefícios à saúde como: feniletilamina, considerado um antidepressivo natural que libera endorfina no cérebro e é responsável pelo sentimento de bem-estar e prazer. Flavonóides (catequinas e epicatequinas); taninos (procianidinas); metilxantina (pseudoalcalóides) e teobromina (derivada das xantinas), substâncias com efeito estimulante semelhante ao da cafeína.

Propriedades importantes do chocolate

  • capacidade antioxidante
  • atividade cardioprotetora
  • propriedade anti-inflamatória
  • diminuição da agregação plaquetária e da oxidação do LDL colesterol, reduzindo danos ao endotélio vascular
  • ação estimulante do sistema nervoso central, sistema respiratório e músculos cardíacos
  • promoção de sensação de bem estar e prazer
  • ação vasodilatadora

Quanto maior a quantidade de cacau presente no chocolate, maiores são os benefícios. Além disso, o chocolate com percentual maior de cacau tem um sabor mais intenso e promove maior saciedade.

Tipos de chocolates e suas composições

  • Amargo: feito com grãos de cacau torrados, normalmente sem adição de leite, podendo conter açúcar ou outros edulcorantes. Existem variações: extra amargo (75 a 85% de cacau), amargo (50 a 75% de cacau) e meio amargo (40 a 50% de cacau);
  • Ao Leite : feito com 30 a 40% de cacau, leite em pó ou leite condensado e açúcar;
  • Branco: feito com manteiga de cacau, açúcar, leite e lecitina de soja, podendo conter baunilha. Não leva cacau na sua formulação, apenas a gordura retirada da semente do cacau;
  • Diet: composto por massa e manteiga de cacau, leite em pó e adoçantes em substituição ao açúcar (sorbitol, sucralose, aspartame, stévia).

Chocolates Funcionais e Especiais

Os chocolates também estão sendo enriquecidos com outras “substâncias”, como suplementos alimentares, vitaminas, minerais e alimentos funcionais, como whey protein, D-ribose, BCAA, colágeno hidrolisado, óleo de coco (TCM), cranberry, pimentas e cúrcuma.

Existem várias marcas na “indústria” e formulações prescritas por nutricionistas e preparadas em “farmácias de manipulação” que oferecem estas substâncias que dão um “plus” à composição nutricional do chocolate. Além de promover prazer, o doce traz outros benefícios à saúde e à performance esportiva.

Agora você pode comer chocolate sem culpa, só não exagere! Feliz Páscoa!

Fonte: Globo Esporte



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