Perca Peso Agora

Os Seres Humanos podem Beber Leite de Qualquer Tipo de Mamífero? Descubra!

Muitas pessoas se perguntam se o ser humano seria capaz de ser amamentado por qualquer mamífero, ou se poderiam beber o leite de algum animal de forma direta. Porém, tudo depende da composição do leite dos mamíferos, individualmente.

Todo mamífero possui glândulas mamárias que posteriormente liberam o leite, alimento rico em nutrientes exclusivamente produzido para os filhotes, fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento.

Cada mamífero tem o seu próprio tipo de leite, mas todos são compostos por água, açúcares (como a lactose), gordura, proteínas, minerais e vitaminas, em quantidades diferentes para cada espécie.

Em teoria, o ser humano não teria problema algum em tomar o leite de algum mamífero, pois todos são bem parecidos. Porém, é preciso levar em conta fatores alergênicos.

Intolerantes à lactose ou pessoas com problemas de calorias precisariam tomar cuidado com qual leite consumir, pois existem moléculas em maior e menor concentração, dependendo da espécie.

“Mamíferos aquáticos, por exemplo, possuem altas quantidades de gordura no seu leite, ou seja, seria terrível para aqueles que possuem restrição de calorias. Outras espécies como o urso e o canguru, apresentam no leite pouca lactose, já seria ideal para quem tem intolerância, mas não como fonte de energia”, escreveu Erich Espinelo, biólogo pela UFRN, especialista em Microbiologia e Parasitologia.

Por conta disso, não é recomendada a ingestão do leite desses animais. Porém, não existe restrição ao leite de vaca, cão, gato, coelho, elefante, urso, baleia... O único problema é a divergência da quantidade de componentes, que precisa ser levada em conta em casos especiais.

Outro grande problema é a falta de conhecimento da criação do animal. Quando não se sabe se o mamífero possui alguma bactéria, infecção, alimentação ruim e alguma outra doença, beber o leite dele seria correr sérios riscos de saúde, pois ele poderia ser afetado por vários microrganismos com potencial em provocar doenças.

Portanto, o leite de vaca vendido no mercado continua sendo a melhor opção para quem não quer abrir mão do leite saudável – embora já tenham sido registrados diversos casos de falsificações e adulterações nas indústrias, sendo estes considerados casos isolados.

Fonte: Jornal Ciência



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook