Perca Peso Agora

Os 4 Piores Ingredientes Usados em Tratamentos Caseiros Que Podem Destruir a Sua Pele

Tratamentos de pele caseiros são comuns e frequentes na rotina de muitas pessoas. Mas será que a utilização de produtos alternativos é benéfica para a saúde da pele?

Existem produtos naturais que são benéficos à cútis, como mel, iogurte e aveia. Porém, nem toda receita que inclua os ingredientes é correta.

Além de uma camada de lipídios que protege a pele para evitar ressecamento, existe uma camada ácida na cútis humana, que quando saudável e limpa, possui pH entre 4 e 5, evitando o alojamento de bactérias indesejáveis, criando uma microbiota saudável para a derme. Isso evita algumas infecções que podem incomodar profundamente.

É aí que os tratamentos caseiros podem ser perigosos. Em muitos casos, produtos alternativos interferem nessas propriedades essenciais para a pele.

Alguns tratamentos caseiros são especialmente prejudiciais por interferirem de maneira muito drástica nesses dois aspectos. Conheça alguns que devem ser evitados:

1. Limão

Muitas pessoas usam o limão para esfoliar a pele e retirar algumas manchas. Porém, o alto teor de acidez pode afetar o balanço de pH natural da pele, causando irritação. O suco do limão também é fototóxico, causando inflamações ou queimaduras químicas quando em contato com a luz.

2. Bicarbonato de sódio

Muitas receitas incluem o bicarbonato de sódio como um poderoso esfoliante natural. Porém, o bicarbonato retira a acidez natural da pele desequilibrando o pH, é áspero e remove a camada de proteção contra bactérias. Quando esfregado com força no rosto, pode descamar a pele além do esperado.

3. Açúcar

O açúcar não deve ser usado como esfoliante, pois seus cristais ressecam a cútis e podem até mesmo interferir na camada de lipídios. Se sua intenção é ter um rosto liso e macio, talvez esta opção possa lhe causar efeito contrário.

4. Pasta de dente

Um mito popular diz que pasta de dente pode ajudar a remover espinhas e curar queimaduras. O efeito recorrente é exatamente o contrário. O pH do produto é básico, criando um ambiente ideal para a proliferação de bactérias.

Há quem argumente que a paste de dente cause um alívio instantâneo, mas ele é fruto do mentol presente na composição, apenas irritando e ressecando ainda mais a derme.

Fonte: Jornal Ciência



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook