Perca Peso Agora

Os 15 Sintomas mais comuns da Tireoidite de Hashimoto

A tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune que ataca a glândula da tireoide. Um sistema imunológico disfuncional pode destruir a glândula através de anticorpos.nInicialmente o ataque pode ser leve, mas acabará por causar uma inflamação e destruição gradual de sua glândula tireoide. Com o passar dos anos pode trazer efeitos colaterais graves e levar ao hipotireoidismo, causando também nódulos ou caroços.

A tireoidite de Hashimoto é uma das doenças da tireoide mais comuns, especialmente nas mulheres. Os problemas intestinais – como a disbiose e a permeabilidade intestinal – estão relacionados com o aparecimento e agravamento da doença e devem ser abordados com mudanças na dieta e estilo de vida.

Sintomas Mais Comuns de Hashimoto

Nos estágios iniciais os sintomas da tireoidite de Hashimoto são silenciosos e podem passar despercebidos. Eventualmente, você começa a ter os mesmos sintomas de hipotireoidismo, incluindo:

  1. Falta de resistência física
  2. Fadiga
  3. Depressão
  4. Sensação de frio
  5. Ganho de peso
  6. Cabelo e pele seca
  7. Diminuição da voz
  8. Prisão de ventre

À medida que a síndrome de Hashimoto avança, você pode sentir sintomas de hipotireoidismo um dia e sintomas de hipertireoidismo no outro. Isso é causado pela entrada na corrente sanguínea de células destruídas da tireoide.

Estes sintomas incluem:

  1. Diarréia
  2. Ansiedade generalizada e ataques de pânico
  3. Inquietação e nervosismo
  4. Problemas em lidar com o calor ou frio
  5. Sensação de aperto na garganta
  6. Inflamação
  7. Nódulos na tireoide

Você também pode ver grandes variações nos resultados dos exames. Pode aumentar uma vez, abaixar a próxima, depois aumentar novamente. Os sintomas são diferentes de pessoa para pessoa, alguns podem ter inchaço e outros não.

Diagnóstico de Hashimoto – Anti-TPO e TgAb

Para fazer o diagnóstico da tireoidite de Hashimoto é necessário fazer 2 exames de anticorpos (precisa dos dois, apenas um não chega): exame anti-TPO (anticorpo anti-tireoperoxidase) e o exame TgAb (anticorpo anti-tireoglobulina).

O anti-TPO ataca uma enzima encontrada na tireoide – chamada de tireoide peroxidase – que é importante na produção de hormônios da tireoide. O TgAb ataca uma proteína chave na glândula tireoide – a tireoglobulina – que é essencial na produção dos hormônios T4 e T3.

Atenção: É comum o médico fazer só um teste, mas você precisa dos dois. Um exame pode ter um resultado normal e o outro elevado! Além disso, se o seu médico escolhe apenas o exame anti-TPO, existem outras doenças autoimunes que podem elevar o resultado. Observamos também que os exames com saliva têm menos precisão para detectar o Hashimoto que os exames de sangue.

Há uma minoria de indivíduos que não têm anticorpos elevados, mas têm sintomas e suspeitam de Hashimoto, especialmente quando notaram oscilações entre sintomas de hipertireoidismo e hipotireoidismo ou uma diminuição da sua voz, ou inchaço na área de garganta.

Se você quiser a confirmação, pergunte ao seu médico sobre um teste de FNA (aspiração com agulha fina). Este exame analisa as células de Hurthle que estão associadas com Hashimoto.

Exames só Mostram “alguns” anticorpos…

Alguns vão proclamar que os anticorpos dentro da faixa normal significam que você tem Hashimoto. Mas há uma grande diferença entre ter um resultado indicativo de Hashimoto e um resultado que confirma Hashimoto (um diagnóstico confirmado são os anticorpos muito acima da faixa).

Se o seu resultado for na área inferior do intervalo normal, ou menor que a normal (ou seja, indicativo de Hashimoto, ao invés de confirmação de Hashimoto), não se deve preocupar. É normal ter alguns anticorpos, pois uma das funções do sistema imunológico é utilizar anticorpos na remoção de células mortas.

Se os seus anticorpos estão subindo em direção ao topo do intervalo, faça o que puder para melhorar o seu sistema imunológico. Isso pode incluir remédios da tireoide se os seus sintomas e exames apontam para um problema de tireoide. Muitos desses resultados normais ou quase normais não se desenvolvem em Hashimoto grave.

A Importância do Diagnóstico de Hashimoto

Com o agravamento da Hashimoto, você tenderá a oscilar entre sintomas de hipotireoidismo e hipertireoidismo, o que torna impossível determinar a dosagem de medicamentos através do exame de TSH. Os resultados dos exames serão elevados uma vez e baixos na próxima vez.

A oscilação para hipertireoidismo é causada pela liberação de hormônios da tireoide em seu sangue, devido à destruição do tecido tireoidiano. A oscilação para hipotireoidismo é causada pela diminuição da função da tireoide, devido ao ataque e destruição da glândula. Se você tem Hashimoto sem os resultados convencionais nos exames, pode ser necessário insistir com o seu médico para aumentar a dosagem de medicamentos para eliminar os sintomas.

Além disso, os pacientes com Hashimoto precisam ter atenção a outros problemas do sistema imunológico e doenças autoimunes.

Transtorno Bipolar, Ansiedade e Depressão

Vários pacientes relataram ter sido diagnosticados como bipolares, descobrindo depois que estavam em oscilações entre sintomas de hipertireoidismo e hipotireoidismo.

O ataque autoimune resulta em grandes flutuações nos hormônios tireoidianos que causam grandes mudanças de humor. Estas mudanças de humor também podem ser erroneamente diagnosticadas como síndrome do pânico, ansiedade generalizada e depressão. Se esta é a causa dos problemas psicológicos, geralmente não é recomendado começar a tomar remédios antidepressivos e ansiolíticos.

O problema surge quando os pacientes começam a tomar antidepressivos, ansiolíticos e outros remédios que podem agravar o hipotireoidismo. No Brasil há um grave problema de dependência em benzodiapezinas.

Quando os pacientes começam a tomar remédios como o clonazepam ou diazepam podem agravar os seus problemas psicológicos e ficar dependentes de um medicamento que também piora a saúde da tireoide.

Compartilhe essas informações! Você estará alertando muitos amigos!

Fonte: Hipotireoidismo




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook