Perca Peso Agora

Ômega-3 pode Impulsionar os Efeitos de Antidepressivos

O ômega-3, derivado do óleo de peixe, pode melhorar a eficácia de antidepressivos, sugere nova pesquisa. Os pesquisadores revisaram os resultados de oito estudos clínicos executados em vários países, bem como outras evidências, e concluíram que o suplemento parece ajudar na luta contra a depressão em pessoas já em uso de medicação.

“O ômega-3 – em combinação com antidepressivos – teve um efeito estatisticamente significativo, em comparação com um placebo”, afirmou o líder do estudo, Jerome Sarris, chefe do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental ARCADIA na Universidade de Melbourne, Austrália.

O estudo analisou o resultado de ensaios em que pacientes sob tratamento de depressão tomaram ou um antidepressivo padrão mais ômega-3, ou um antidepressivo mais placebo.

A diferença para os pacientes do grupo ômega-3 juntamente com antidepressivos, em comparação com o grupo antidepressivos mais placebo, foi altamente significativa”, disse Sarris em um comunicado de imprensa da universidade.

“Esta é uma descoberta animadora porque temos aqui uma abordagem segura, baseada em evidências que poderia ser considerada como parte de um tratamento convencional”, explicou.

“Muitos estudos têm mostrado que o ômega-3 é muito bom para a saúde do cérebro em geral e que melhora o humor, mas esta é a primeira análise de estudos que olha para o suplemento em combinação com a medicação antidepressiva.”

Os médicos podem estar relutantes em prescrever suplementos dietéticos em combinação com antidepressivos, talvez devido à pouca evidência científica e preocupações com a segurança. Mas, os pesquisadores não encontraram grandes preocupações de segurança na combinação das duas terapias.

No entanto, os autores do estudo destacaram que os pacientes devem sempre conversar com seu médico antes de tomar suplementos dietéticos. Além disso, as pessoas precisam estar cientes de que estes suplementos podem diferir em qualidade.

“Nós não estamos dizendo às pessoas para se apressarem e comprarem suplementos. Sempre fale com seu médico antes de alterar ou iniciar um tratamento”, ponderou Sarris.

Um especialista nos Estados Unidos, Dr. Victor Fornari, acredita que as descobertas possam ser de utilidade para os pacientes: “A população em geral muitas vezes procura por remédios naturais para tratar problemas de saúde”.

“Um grande número de indivíduos com depressão não alcança remissão com um ou dois ensaios de medicamentos”, acrescentou Fornari, que dirige a ala de psiquiatria infantil e de adolescentes no Centro Médico de Crianças Cohen em New Hyde Park, Nova Iorque.

“Isso pode melhorar a recuperação de indivíduos que não respondem a somente antidepressivos.”

No entanto, ele concordou com os autores que aconselham os indivíduos a consultar o seu médico sobre esta possibilidade.

O estudo foi publicado em 26 de abril no American Journal of Psychiatry.

Compartilhe!

    As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. 

Fonte: Essentia



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook