Perca Peso Agora

O Verdadeiro Milagre da Acupuntura é que as Pessoas Ainda Acreditam Nela

Mais pesquisa foi feita em acupuntura do que praticamente qualquer outro tipo de medicina alternativa, mas a evidência desses milhares de estudos aponta conclusivamente para o fato de que a acupuntura, na pior das hipóteses, é completamente ineficaz e, na melhor das hipóteses, não é mais eficaz do que um placebo.

Então por que as pessoas ainda acreditam tanto nessa “terapia”?

História da acupuntura

Em 2013, o farmacologista britânico David Colquhoun publicou um artigo interessante sobre as evidências contra acupuntura na revista Anesthesia & Analgesia.

Muitas vezes, é alegado que a acupuntura é uma prática médica antiga refinada e reverenciada por milhares de anos. Mas, embora seja de fato uma prática médica antiga, a acupuntura tem na verdade estado em declínio durante milhares de anos.

Em 1822, foi até proibida na Academia Médica Imperial pelo Imperador da China,Dao Guang. Não foi permitida até 1966 quando foi reavivada pelo presidente Mao Zedong. Ele chegou a afirmar que, pessoalmente, não acreditava nela, mas tinha que promover a medicina chinesa.

Apesar de todos esses obstáculos, a acupuntura foi ressuscitada no século 21 no mundo ocidental onde (indiscutivelmente com razão) população passou a ter medo e ficar desconfiado da medicina padrão.

Placebo

Espantosamente, o benefício da acupuntura é tão pobre que, com a abundância de estudos feitos, e mesmo em comparação com tratamento nenhum realizado, suas vantagens são praticamente impossíveis de se perceber.

“Certamente, tal acúmulo de resultados negativos resultaria na retirada de qualquer tratamento convencional”, comenta David Colquhoun.

Caso você pense que os benefícios do efeito placebo são melhores do que nada, você pode ter um pouco de razão. De fato, só recentemente começamos a entender esse poderoso efeito, que funciona mesmo quando a pessoa está plenamente consciente de que a intervenção é apenas um placebo.

Mas, para os especialistas em medicina moderna, a resposta simples é que todos os medicamentos envolvem um efeito placebo.

Acupuntura e outras medicinas alternativas não são de alguma forma “provedoras exclusivas” desse efeito. É por isso que, segundo a comunidade médica, para um verdadeiro remédio ser aprovado ele não deve apenas ser melhor do que nada; ele deve ser mais eficaz do que um placebo.

Conclusão

“Quase todos os testes com medicinas alternativas parecem chegar a conclusão de que é necessário mais investigação. Depois de mais de três mil estudos, isso é duvidoso.

Desde que não tenha sido possível encontrar evidências consistentes depois de mais de três mil estudos, é hora de desistir”, opina Colquhoun.

Fonte: Big Think

Hypescience



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook