O que os pais jamais devem dizer à criança quando ela estiver chorando

Pais de crianças pequenas sabem como muitas vezes é complicado lidar com o choro dos filhos, sejam eles por motivos reais ou apenas por birras. Manter o controle e a paciência, porém, ainda é a melhor maneira de contornar a situação e evitar dizer frases comuns nos momentos de lágrimas, que podem provocar constrangimentos, traumas e percepções equivocadas sobre os próprios sentimentos.

O que não dizer para uma criança que chora

“Não precisa chorar por causa disso”

Normalmente dita em uma tentativa de acalmar a criança e minimizar a importância de determinada situação, a frase pode desqualificar os sentimentos dos pequenos, fazendo com que eles encarem com constrangimento e culpa suas próprias emoções. Afinal, se mesmo adultos derramam lágrimas por diferentes motivos, por que deveria ser diferente com seus filhos?

“Você já está grande demais para chorar”

A frase pode ter grande impacto na vida adulta por comparar o choro com fraqueza e por dar a entender que algumas emoções devem ser reprimidas apenas para não causar “incômodo” ou “perturbação” para outras pessoas. Fazer com que os filhos aprendam a importância de expressar felicidade e tristeza os transformam em adultos mais conscientes, tolerantes e cientes da necessidade de respeitar o próximo.

"Meninos não choram"

Apesar de ser obviamente uma frase completamente absurda, ela ainda é dita por muitos pais. O “conselho” transmite a equivocada ideia de que chorar é sinônimo de fraqueza e que, consequentemente, mulheres são mais frágeis e incapazes de lidar com dores e emoções. Machista e ultrapassada, a frase que desvaloriza o sexo feminino ainda faz com que garotos cresçam tentando se encaixar em padrões de gêneros antiquados e prejudiciais.

“Se você não parar, vou dar um motivo real para chorar"

Além de desprezar as emoções do filho e reprimir sentimentos e expressões, a frase se torna cruel por indicar uma clara ameaça de um adulto a uma criança, algo bastante equivocado e desmedido.

Compartilhe

Fonte: Bolsa de Mulher




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook