Perca Peso Agora

O que é o "Lúpus", a Doença que vitima Selena Gómez?

Cantora e atriz suspende atividades após anunciar que sofre da enfermidade

A cantora e atriz norte-americana Selena Gómez ficará afastada dos holofotes por algum tempo depois de revelar à revista People que sofreu “ansiedade, ataque de pânico e depressão” após receber um diagnóstico de lúpus.

Mas o que é essa doença autoimune, que o doutor House da série de TV homônima sempre cogita para pacientes com enfermidades difíceis de diagnosticar?

Chama-se lúpus (lobo, em latim) porque, em cerca de 65% dos casos, a doença se manifesta com lesões avermelhadas na face e no nariz, parecidas com a mordida de um lobo.

O lúpus, de origem desconhecida, é uma doença crônica de predisposição genética, que evolui em surtos quando um agente externo desconhecido, químico ou biológico, produz uma alteração imunológica.

Seu diagnóstico é dificílimo. As doenças autoimunes são muito parecidas entre si, com características clínicas comuns, o que pode levar a uma demora de 6 a 8 anos até a obtenção do diagnóstico, segundo especialistas.

Cerca de 90% dos pacientes são mulheres em idade fértil.

Leia também: Começou comuma dor no polegar diz mulher que luta contra o lúpus há 12 anos

Até algumas décadas atrás, desaconselhava-se que engravidassem, mas hoje 85% delas conseguem concluir uma gestação com sucesso.

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é a nave-mãe das doenças autoimunes. Pode se manifestar em qualquer parte do corpo, na pele, articulações, coração ou cérebro. Cansaço, desânimo e dores nas articulações são alguns dos sintomas. A fundação norte-americana de lúpus calcula que cerca 1,5 milhão de norte-americanos receberam um diagnóstico de lúpus desde 2014.

Os sintomas mais frequentes são as erupções cutâneas e nas articulações, que podem ser acompanhadas de febre com origem desconhecida e cansaço.

Mas a maior preocupação dos médicos são as manifestações que danificam o sistema nervoso e os rins. Herpes e aftas têm um protagonismo importante nesses pacientes.

Além da medicação, um doente de lúpus precisa manter uma dieta equilibrada, fazer exercício físico, eliminar os hábitos tóxicos, como álcool, tabaco e outras drogas, ese proteger dos raios solares ultravioletas.

“A proteção solar é fundamental em todos os pacientes, tenham ou não manifestações dermatológicas. Com ela, previnem-se lesões cutâneas, mas também a aparição de erupções em outras zonas, articulares (artrite) ou serosites (inflamação das membranas serosas, que envolvem os órgãos).”

Fonte: El País



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook