Nozes, Frutos Secos e Sementes devem ser Ativados antes do seu consumo! Você sabia?

As sementes e os frutos secos - nozes, castanhas, pinhões, amêndoas e outros semelhantes - são ricos em nutrientes, gorduras saudáveis e fibra e têm muita importância na dieta alimentar que escolhemos. Mas, se você as consome, seria bom que também as ativasse antes.

O que quer dizer “ativar os frutos secos e as sementes”?

Normalmente a gente consome sementes como nozes e amêndoas, tostadas, em açúcar ou sal, ou misturadas com outros alimentos mas, saiba que o processo de tostar - levar ao forno - lhes retira uma grande parte dos seus óleos naturais, que são uma de suas maiores riquezas.

Para evitar esta perda talvez você possa começar a consumi-las cruas, e ativadas ou, tostadas em casa, com um óleo de boa qualidade e consumidas de imediato.

É a esse procedimento que chamamos de ativar os frutos secos que, na verdade, são sementes de oleaginosas.

Para tirar o maior proveito da riqueza nutricional das sementes de oleaginosas o indicado é você colocá-las, cruas, de molho em água, por várias horas (ou toda a noite, para usá-las no dia seguinte).

O fato de se colocar as sementes de oleaginosas de molho durante horas vai reduzir seu conteúdo em ácido fítico, que é a forma em que essas plantas armazenam o elemento fósforo.

Quando há muito ácido fítico no alimento - caso das sementes oleaginosas, grãos e leguminosas em geral - o fósforo, nessa forma, sequestra outros elementos que são importantes para a nossa nutrição e estes - ferro, zinco, cálcio, magnésio, manganês - ficam indisponíveis para a absorção pela mucosa intestinal e, portanto, indisponíveis para nosso uso.

A carência desses elementos sequestrados resulta em problemas de desnutrição acentuada apesar da ingestão de quantidades adequadas do alimento e, consequentemente, em problemas de saúde como, por exemplo, a osteoporose (quando há carência de magnésio e cálcio).

Claro que se você só consome um ou outro punhado de amêndoas, ou nozes, como aperitivo (e é uma delícia!), a quantidade de ácido fítico que entrará no seu sistema não será significativa mas, se você come das oleaginosas diariamente, então já poderá se tornar um problema.

Todo o problema decorre de que nosso organismo não sintetiza a enzima fitase, que rompe o ácido fítico e que é sintetizada por alguns animais mas, podemos conseguir enzimas suficientes pela ativação dos frutos secos pelo molho prolongado, a germinação ou a fermentação, que são processos naturais.

Os frutos secos - nozes, amêndoas, castanhas e seus similares - contêm inibidores enzimáticos que são produzidos naturalmente e que previnem a germinação prematura destas sementes. Então, todo o processo é para quebrar esse circuito de inibição da germinação.

Essas sementes possuem tais inibidores enzimáticos pela necessidade que a planta têm de esperar melhores condições de germinação para que se possa reproduzir - isso tem a ver com calor e umidade ambientais - mas, esse é um processo que não é benéfico quando nos alimentamos delas.

Processo de Ativação das Sementes (Receita prática)

1. Ative as sementes de oleaginosas que você vai consumir no dia ou, se preferir, ative já um bom punhado para uma semana, por exemplo.

2. Coloque 2 xícaras de sementes oleaginosas em um pote grande - esse processo você deve fazer para: amêndoas, nozes, castanhas, sementes de girassol e outras mas, não deve usar para as sementes de linho e nem as de chia, pois não precisam dele.

3. Cubra as sementes com água filtrada e 2 colheres de café de sal marinho deixando, pelo menos, 5 cm de água sobre as sementes.

4. Deixe as sementes no molho durante 7 a 12 horas, em média. As amêndoas precisarão de um pouco mais de tempo, até 14 horas de molho e as nozes da índia, de somente 3 a 5 horas, para não ficarem viscosas.

5. Depois do tempo de molho, coe e enxague bem as suas sementes.

6. Caso você tenha um desidratador, use-o para retirar o excesso de água nas sementes ou então, coloque-as em bandejas, no forno, para secarem lentamente a 65ºC. Cada tipo de semente tem um tempo certo para ficar no ponto.

7. Quando as sementes ativadas já estiverem totalmente secas você poderá armazená-las em um pote hermético, no refrigerador. Só deixe fora da geladeira a porção que irá consumir no mesmo dia pois, ativadas elas se estragam rapidamente.

Apesar das sementes de linhaça e de chia não precisarem de ativação pois não são ricas em ácido fítico, a recomendação que em geral se dá, para seu uso, é de que também se deixe de molho para que liberem a mucilagem, baba, que é muito benéfica para tratar intestino preso.

Você sabia da necessidade desse processo para melhor aproveitamento dos nutrientes dessas sementes? Compartilhe essa informação com os seus amigos!

Fonte: Green Me




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