Perca Peso Agora

Nobel da Física ensina 4 Passos para Aprender "tudo o que você quiser". Aprenda!

Aprender novos conceitos nem sempre é fácil. Estudar um assunto, seja na escola ou faculdade, ou mesmo por iniciativa própria, pode ser um tormento quando o tópico fica complexo demais.

Para o Dr. Richard Feynman (1918-1988), que ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1965, qualquer assunto podia ser estudado seguindo alguns passos simples.

Ele era conhecido por transformar conceitos complexos em algo fácil de entender. Com entusiasmo, ele cativava a atenção de quem ouvia suas explicações.

Para Feynman, há 2 tipos de sabedoria: a que se interessa por saber apenas o nome das coisas e aquela focada em realmente compreender um assunto. E a que leva a um aprendizado verdadeiro é a segunda sabedoria.

Assim, seguindo os passos abaixo, é possível aprender qualquer coisa.

1. Escolha um conceito

O conceito pode ser relacionado a qualquer assunto: de fotografia a filosofia, culinária ou direito. Qualquer coisa relacionada à área que você deseja estudar. Só precisa ser um conceito por vez.

Anote este conceito, e desenvolva o raciocínio.

2. Escreva o conceito como se estivesse ensinando uma criança

Agora é a hora de escrever tudo o que você sabe sobre o conceito escolhido. O detalhe aqui é que você deve imaginar que está ensinando uma criança. Pode parecer bobagem, mas isto irá levar você a simplificar ao máximo possível o que está aprendendo.

Deixe os jargões e expressões típicas da área escolhida de lado e foque em chegar a uma escrita que qualquer pessoa consiga entender.

Seja detalhista e inclua todas as observações possíveis, até aquelas que você acha que já estão subentendidas.

3. Pesquise mais sobre o assunto

Ao reler, certamente você perceberá que algumas coisas não ficaram claras, ou que você esqueceu de algum aspecto importante. É aí que você saberá o que ainda precisa aprender.

Então, é hora de pesquisar mais. Procure fontes diversas, leia bastante e anote tudo o que você entendeu, mas ainda de maneira que até uma criança consiga entender.

À medida que sua compreensão for aumentando, volte àquela primeira redação e acrescente o que aprendeu com a nova pesquisa. Escrever é importante porque ajuda a fixar os conceitos.

4. Revise mais, simplifique mais

Leia e releia tudo o que escreveu, de preferência em voz alta. Se houver algum jargão ou alguma parte que não ficou clara ou que você não consegue entender, é um sinal de que o conceito ainda não ficou claro o suficiente.

Ainda com a ideia de que o que você escreveu deve ser entendido por qualquer pessoa, reescreva as partes que não ficaram claras até que você finalmente tenha entendido o conceito que escolheu.

Criar analogias, ou seja, conceitos parecidos, é a chave para perceber que você, de fato, está dominando o assunto que está estudando.

Muito nteressante isso não é mesmo? Compartilhe com seus amigos!

Fonte: Awebic



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook