Não consegue pegar no Sono? Tome um Banho Quente!

Tomar banho é relaxante e gostoso a qualquer hora do dia mas, se você precisar escolher, e tiver dificuldade em adormecer, um banho quentinho de noite é o remédio certo. Lavar o corpo antes de se deitar, retirar o suor e a poeira, deixar no ralo as energias alheias, tudo isso, fora a água quente, é estimulante para uma boa noite de sono. E, saiba que estes argumentos já têm comprovação científica.

De acordo com os pesquisadores japoneses Sung EJ e Tochihara J, de fato, o melhor horário para se tomar um bom banho quente é até 90 minutos antes de se deitar para dormir.

O estudo em questão, publicado no “Journal of Physiological and Applied Human Science”, dividiu os voluntários em 3 grupos de acordo com as suas atividades anteriores ao sono: uma ducha quente (condição B), um escalda-pés quente (condição F) e nenhuma atividade a ver com água (grupo de controle).

A qualidade do sono dos voluntários foi revelada por um exame conhecido como polissonografia: um teste que controla os movimentos do tórax e do abdómen, a saturação de oxigênio no sangue e a temperatura corporal.

O grupo que tomou ducha ou banho quente e escalda-pés, teve um sono de qualidade melhor do que o grupo controle. A conclusão é de que a água quente permite que a pessoa durma melhor.

Um banho antes de dormir

Para reequilibrar a temperatura do corpo, o ideal é que você tome seu banho noturno, quente ou morno, entre 20 a 90 minutos antes de se deitar para dormir.

Esta prática promove o relaxamento e o descanso do corpo, preparando o sono.

Mas, é preciso evitar o sobreaquecimento - então, se o dia foi quente, tome um banho morno e não entre, imediatamente, debaixo das cobertas, em qualquer hipótese. Um quarto, ou seu corpo, aquecido demais, é um dificultador para conciliar o sono.

Bons sonhos!

Fonte: Green Me




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook