Perca Peso Agora

Mostre a Língua para o Espelho: Ela Revela O Que Pode Estar Errado No Seu Organismo

Você provavelmente sabe que a língua desempenha um grande papel na forma como você detecta o sabor, mas você sabe o que mais ela pode fazer? Fique sabendo que ela não apenas tem as importantes funções de identificar sabores e ajudar a pronunciar palavras.

O estado de sua língua também pode ser uma grande indicação de como você está de saúde.

Como assim? Vamos explicar.

Há uma série de fatores que podem estar presentes aqui - alguns dos quais podem estar presentes com mais frequência do que outros. Eles incluem alterações na textura, a presença de feridas ou manchas e alterações na cor.

Todos esses sinais podem estar apontando para o fato de que você está com a necessidade de alguma ajuda no quesito saúde.

Aqui está o que a sua língua pode estar querendo revelar sobre como você anda de saúde:

1. Mudança de textura

  • Maciez excessiva: Se a sua língua ficar macia de forma anormal, pode ser um sinal de glossite. Isso normalmente significa que sua língua está inflamada e que suas papilas gustativas estão desaparecendo. A maciez excessiva é causada principalmente por deficiências nutricionais - para ser mais específico, deficiências de ferro e vitaminas do complexo B. Se a sua língua está muito macia, dê uma olhada cuidadosa em sua dieta.

2. Úlceras e manchas

  • Aftas: A rigor, as aftas não são feridas. Elas são minúsculas úlceras rasas, que podem aparecer na boca e na parte debaixo da língua. Elas geralmente tornam difícil o ato de comer. Algumas pesquisas sugerem que o estresse pode ser uma causa das aftas, mas é quase certo que elas se manifestam quando o sangue está muito ácido. Alcalinizar e equilibrar o pH do sangue, com alimentação saudável, é a melhor formar de evitar aftas.

  • Sapinhos: Se você observar na sua língua o que popularmente se chama de "sapinhos", eles podem ser um sinal de uma infecção, reação alérgica ou candidíase. É muito importante investigar a causa desse sintoma, pois ele pode ser o sinal de que algo bem grave está ocorrendo no seu organismo.

  • Língua morango: A "língua morango" tende a ocorrer em duas fases. Ela começa com um inchaço e cobertura branca que reveste partes da língua. Isso é, geralmente, uma indicação precoce de escarlatina em crianças. A segunda etapa ocorre 4-5 dias mais tarde, quando língua se torna avermelhada e ainda mais inchada. Uma língua com a cor vermelho-intenso pode ser um sinal de doença de Kawasaki, uma doença imune que afeta principalmente crianças, inflamando os vasos sanguíneos por todo o corpo.

3. Mudança de cor

A cor da língua que pode ser uma indicação de problemas de saúde:

  • Branco: Uma língua branca é geralmente um sinal de desidratação e detritos preso dentro das papilas. Pode ser também por cuidados como escovar e limpar a língua regularmente ou até pelo hábito de fumar.

  • Preto: Língua preta é o resultado de bactérias e detritos que se acumulam na superfície da língua.Pode ser causado pelo abuso de tabaco e produtos químicos (por exemplo enxaguantes e antibióticos). É muito desagradável à vista, porém geralmente pode ser removido apenas com cuidados de limpeza como boa escovação.

  • Vermelho: Mais uma vez, uma língua bem vermelha pode ser sinal de escarlatina ou doença de Kawasaki.

  • Marrom: É bem raro a língua adquirir essa cor, porém quando ocorre merece muita atenção, pois pode ser um sinal de melanoma - uma das formas mais mortais de câncer de pele.

  • Amarelo: O cigarro, febres e desidratação muitas vezes podem causar a coloração amarela na língua. Em casos extremos, pode igualmente ser um sinal de doença hepática.

4- Lesões que mudam de forma e de lugar

  • Língua geográfica: Também chamada de glossite migratória benigna ou eritema migratório, é um distúrbio benigno cuja principal característica são as lesões erosivas eritematosas (avermelhadas), com bordas irregulares, cinzento-esbranquiçadas, um pouco salientes, que fazem lembrar os contornos de um mapa geográfico e podem migrar de uma área para outra da língua. Ainda não se conhecem as causas da língua geográfica, mas a condição pode ter caráter hereditário e estar associada a atopias, como asma e rinite alérgica, a deficiências nutricionais especialmente de vitaminas. Ela pode também estar associada à psoríase, estresse emocional e dermatite seborreica. As lesões não comprometem o paladar e podem permanecer ativas por períodos curtos ou longos, regredir espontaneamente e reaparecer depois. Embora sejam quase sempre assintomáticas, alimentos condimentados, ácidos ou bebidas alcoólicas podem provocar ardência e queimação.

Preste muita atenção ao que você está colocando em sua boca e se certifique de que você está limpando-a correta e regularmente.

Conclusão: a língua não é apenas responsável por funções sonoras ou gustativas. A aparência dela pode mostrar sinais de que há coisas sérias acontecendo em seu corpo.

Dê uma olhada para dentro de sua boca agora - qual a aparência de sua língua?

Fonte: Cura pela Natureza



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook