Mitos e Verdades sobre o Emagrecimento

Quando se fala em perder peso, muitas teorias surgem. Ou seja, há uma infinidade de conceitos que supostamente são indicados para pessoas que desejam emagrecer. Em suma, muito do que é dito é verdade, mas, várias dessas "dicas" são apenas falácias ou mitos.

O primeiro dos mitos envolvendo esse assunto, é a ideia de que eliminar peso é algo fácil e rápido. Geralmente, fabricantes de remédios para perder peso, estão entre os que vendem essa ideia. Para emagrecer é necessário muita disciplina, persistência, e propósito.

Mitos e verdades

Comer de 3 em 3 horas

Mito. Estudos recentes apontam que, contraditoriamente ao que é dito pelos "especialistas de hoje em dia", o jejum razoavelmente prolongado, é a melhor opção para quem deseja emagrecer. Segundo os estudos, quando há um jejum de 5 a 6 horas, os níveis de glicose caem radicalmente, e corpo começa a queimar gordura, pois os lipídios são fontes de energia para o corpo.

Apenas a dieta basta

Mito. Mesmo que você seja adepto de uma dieta eficaz, ainda assim, é necessário realizar ao menos uma caminhada diariamente. Os exercícios físicos ajudam a acelerar o metabolismo, e com isso, o indivíduo perde peso durante e após a realização das atividades físicas.

Não jantar

Mito. Alguns afirmam que não jantar é uma boa opção. Porém este é um erro, visto que, o jantar é uma refeição tradicional. E além dos conceituados costumes alimentares, devemos ressaltar que, muitas pessoas acabam tendo "ataques de fome" durante à noite. Apesar do jejum ser necessário, ele não deve ser superior a 6 horas, ainda mais se você não tiver um certo costume com jejuns, ou problemas mais sérios como a diabetes por exemplo.

Assistir TV engorda

Verdade. Isso acontece porque ao comer durante a exibição dos programas televisivos, a tendência é de que a pessoa não se satisfaça com uma quantidade plausível de alimentos ingeridos. E isso acarreta em muitos casos, numa comilança exacerbada, onde o indivíduo inevitavelmente ganhará peso.

Chá verde emagrece

Verdade. O chá verde é considerado um alimento termogênico, e além disso, ele ajuda a eliminar o inchaço, devido ao fato dele ser antioxidante. O ideal é consumir o chá verde todos os dias, pois além dos benefícios citados aqui, este alimento possui várias outras vantagens.

Comer à vontade

Mito. Apesar das frutas e das verduras serem os alimentos mais indicados para uma dieta saudável, ainda assim, não é viável consumir tais alimentos exageradamente. Isso porque as frutas são ricas em frutose, e muitas delas são extremamente calóricas. O diferencial é que, elas são calóricas mas saudáveis; neste caso, o bom senso deve prevalecer ao se alimentar.

A corrida é mais eficaz

Verdade. Bem, em 30 minutos de corrida, é possível eliminar mais calorias em comparação com a caminhada. Isso se dá devido ao ritmo, que é mais intenso, além do esforço físico maior. Mas, é necessário respeitar sempre os limites do corpo. Todavia, entre a caminhar ou estagnar, a melhor opção é com certeza a caminhada. Praticar exercícios físicos vai além do quesito emagrecimento. As atividades físicas atuam beneficamente em várias partes do corpo, ajudam a propiciar bem-estar mental, ajudam a melhorar as articulações, além de proporcionar vários outros benefícios essenciais.

Suplementos naturais funcionam

Verdade. Existem alguns suplementos naturais no mercado que realmente funcionam. O difícil é saber diferenciar quais são eles no meio de tantas opções. Quando precisei emagrecer, pesquisei bastante e pedi recomendações de amigos médicos. Com o suplemento que eles me indicaram, consegui perder 12 kg em 3 meses sem muito esforço e de forma saudável. Se quiser saber mais sobre ele, leia este artigo que já publiquei a respeito.

Fonte: I love saúde




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook