Perca Peso Agora

Milhões de Pessoas estão Desidratadas sem saber! Você conhece os 13 Sinais?

Acho que todos podemos concordar que nada é mais refrescante que um bom copo de água. Seja depois de atividades físicas, durante o verão ou até mesmo depois de uma refeição.

A água é um dos bens mais naturais da Terra, e muitas vezes não ingerimos a quantidade diária necessária. Seja por falta de tempo, esquecimento ou até gosto, deixamos de tomar água e isso danifica nosso corpo continuamente.

Por isso, separamos alguns sinais que irão te dizer se você está em dia com a água, ou se precisa de mais um copo do líquido da vida.

1. Sua boca está seca?

Pode parecer meio óbvio, mas este é um sinal que muito raramente damos ouvido. Mesmo que você substitua a água por um suco ou coisa do tipo, ainda continua precisando dela.

A água lubrifica as membranas mucosas da boca e da garganta, o que faz com que a sua boca fique úmida por muito mais tempo. Além disso, ajuda nas cordas vocais.

2. Seu pele está seca?

A pele é o maior órgão do seu corpo, e é inevitável que ela precisa ser hidratada. A pele seca é um dos primeiros sinais da desidratação, e isso pode piorar.

A falta de água leva a falta de suor, ou seja, o seu corpo não consegue expulsar os óleos e líquidos ruins do corpo.

3. Você fica com sede excessivamente?

Embora a sede seja morta pela boca, ela é bem mais que isso.

Qualquer pessoa que já tenha tido uma ressaca sabe como o álcool acaba com a sua hidratação. É natural acordar no outro dia com uma vontade quase incontrolável de beber água, pelo menos até que seus níveis de hidratação sejam normais.

Isso é apenas o seu corpo falando com você, e o melhor para você é ouvi-lo.

4. Seus olhos estão secos?

Já percebemos que a falta de água não afeta somente a boca e a garganta, mas lembre-se que ela também afeta seus olhos.

Sem água seus olhos ficam secos, o conhecido olho vermelho fica mais frequente e os canais lacrimais secam. Aí você deve estar se perguntando: mas quem vai querer chorar?

Bem, sem as lágrimas o seu olho não consegue limpar a retina corretamente, o que pode acarretar problemas, ainda mais se você usa lentes de contato.

5. Você sente dores nas articulações?

Nossos discos de cartilagem e espinhais são compostos 80% de água. É ela que impede que os movimentos bruscos, como correr e saltar, não danifiquem as articulações.

6. Sua massa muscular diminuiu?

Consequentemente sua massa muscular é formada de água, ou seja, menos água, menos massa muscular.

Por isso é tão importante tomar água antes, durante e depois do treinos de musculação ou exercícios físicos. Ela o mantém hidratado, diminui o risco de dores por conta do esforço feito e ainda traz benefícios para diversas partes do corpo.

7. Fica doente frequentemente?

A água ajuda o seu corpo a liberar as toxinas mais facilmente, ela é o “combustível” que faz o seus órgãos filtrarem resíduos. Quando não há água, o corpo começa a buscá-la em outras fontes, como o sangue, o que gera num novo conjunto de problemas.

8. Se sente cansado?

Como já dissemos, o corpo desidratado pede água “emprestada” do sangue. Isso faz com que os níveis de água e oxigênio diminuam, causando sonolência e fadiga.

Essa falta de resistência significa que você vai acordar tarde e ainda vai achar cedo, e só mais uma coisa, café não vai ajudar mais.

9. Você sente muita fome?

Quando você está desidratado, o seu corpo começa a achar que você precisa de um pouco mais de comida, e isso acontece durante o dia ou a noite.

Mas, comer é dar mais trabalho para o corpo, enquanto beber água fornece o combustível para os órgãos continuarem a funcionar da maneira correta.

10. Tem problemas digestivos?

Sem a hidratação necessária, a quantidade de muco no estômago diminui e isso acaba permitindo que o ácido, presente no estômago, possa fazer danos ao seu interior.

11. Você tem prisão de ventre?

Bem, estar sempre se hidratando lubrifica o sistema digestivo, e quando o cólon está desidratado ele procura por água nos intestinos. Os intestinos podem ficar ressecados, e assim, prejudicar a evacuação.

12. Quantas vezes você vai ao banheiro?

Acredite ou não, mas se você não vai ao banheiro de 4-7 vezes por dia, você pode estar precisando se hidratar melhor. Uma forma de testar isso é prestar a atenção na cor da urina, se ela é amarelada e escura você precisa se hidratar mais. A desidratação pode prejudicar seriamente o sistema urinário, fique atento.

13. Você está envelhecendo prematuramente?

Conforme vamos envelhecendo, a capacidade do nosso corpo reter água naturalmente também vai diminuindo. Por esse motivo, quanto mais os anos passam, mais água devemos ingerir.

Lembra que dissemos que a água faz com que os ossos e articulações amenizem os movimentos bruscos que fazemos? Então, quanto mais água, menos problemas com dores você terá, é simples!

Bônus: sem exagero

Cuidado: beber água demais também pode ser prejudicial à saúde, à medida que diminui a quantidade de sódio do corpo. A quantidade ideal fica entre 1 e 3 litros por dia, dependendo da necessidade de cada pessoa

Eu bebo muita água, enquanto escrevo, me exercito e até mesmo depois de tomar um suco. E bem, se você clicou nesta postagem provavelmente deve ter pensado “não bebo água o suficiente”, e sim, pouquíssimas pessoas bebem o recomendado.

Por isso, pegue um copo de água e beba agora mesmo. Se você não se hidrata corretamente, esse é um ótimo momento para começar a mudar, e se você já bebe muita água, continue nesse caminho, os benefícios são grandes. Compartilhe!

Fonte: Awebic



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook