Perca Peso Agora

Microsoft quer “Resolver o Câncer” em 10 Anos usando Inteligência Artificial para Reprogramar Células Doentes

Uma equipe de cientistas da computação, programadores, engenheiros e outros especialistas estão trabalhando nos laboratórios da Microsoft para investigar um vírus que infecta uma rede complexa: o câncer. Especificamente, a equipe quer encontrar maneiras melhores de diagnosticar e tratar a doença.

“Eu acho que é muito natural para a Microsoft pesquisar isso, porque temos uma enorme experiência em ciência da computação e o que está acontecendo no câncer é um problema computacional”, afirma Chris Bishop, diretor do laboratório da Microsoft Research.

Computador vivo

A principal meta do projeto é desenvolver uma tecnologia que permitiria que os cientistas reprogramassem células para combater condições como o câncer.

Os pesquisadores estão trabalhando na criação de um computador feito de DNA que poderia viver dentro de células humanas e detectar doenças.

Se células potencialmente cancerígenas são encontradas por este computador, ele então reinicia o sistema, por assim dizer, para limpá-lo das células doentes.

Meta ambiciosa

A Microsoft qualifica este projeto como um “moonshot”, ou seja, um projeto ambicioso, exploratório e inovador que não se sabe se vai dar certo. Mas os pesquisadores estão confiantes.

“É a longo prazo, mas acho que será tecnicamente possível, dentro de 5 a 10 anos, criar um sistema molecular inteligente que pode detectar a doença”, disse Andrew Philips, chefe do grupo de computação biológica da Microsoft.

O pessoal da Microsoft Research já desenvolveu um software capaz de imitar o comportamento de uma célula saudável. Isto pode ser usado em conjunto com o comportamento de uma célula doente para entender melhor como ela adoeceu e como pode ser reparada.

Outros objetivos

Além do projeto de reprogramação celular, os laboratórios da Microsoft estão trabalhando em 3 outros projetos relacionados com o câncer:

1- Uma tecnologia que melhora a digitalização utilizando aprendizado de máquina e visão por computador, para um melhor acompanhamento do tumor;

2- Um sistema que permite uma melhor organização dos registros de dados dos pacientes para um melhor tratamento personalizado do câncer, semelhante ao projeto “Watson Oncologia” da IBM, utilizando aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural;

3- E poderosos algoritmos para compreender melhor o desenvolvimento do câncer e que tratamentos podem melhor lutar contra ele.

Fonte: Hypescience



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook