Perca Peso Agora

Menopausa: Uma Etapa Maravilhosa de Crescimento Pessoal

A menopausa é algo além de calores ou do fim da etapa fértil. Não é um declive, e sim um processo natural que faz parte da mudança e no qual o tempo sempre joga a favor das mulheres: é uma etapa cheia de oportunidades e crescimento pessoal onde a sabedoria e o sonho dão luz à mente e força ao coração.

Atualmente a imagem social da menopausa mudou. Se antropologicamente esta etapa era vista como o momento em que elas se ocupavam exclusivamente do cuidado dos netos, agora a mulher continua tendo um papel muito ativo na sociedade que contradiz muitos desses estereótipos clássicos.

Na menopausa cada mulher, cada corpo, é um mundo. Mas o mundo é muito mais do que os períodos menstruais e os hormônios. O equilíbrio interior e a construção cotidiana da felicidade são, no fim das contas, o nosso único propósito.

Apesar do papel da mulher ter mudado nas últimas décadas, ainda existem falsas crenças sobre a menopausa que é preciso trazer à luz. A seguir, convidamos você a conhecer algumas perspectivas interessantes e úteis sobre o tema.

A menopausa e os seus falsos mitos

Existem mulheres que experimentam uma menopausa precoce. Outras precisam começar a assumi-la à raiz de uma histerectomia. Fica evidente que cada mulher é um mundo, que os sintomas não são iguais em todos os corpos e que nem todas aceitam o processo do mesmo jeito.

Agora, segundo um artigo publicado na revista “Menopause and perimenopause”, existe uma série de falsos mitos ao redor da menopausa que dão um ar de fatalidade a esta etapa, que deveríamos enxergar não como o fim de um ciclo, e sim como uma evolução: uma continuidade em nossos ciclos vitais.

  • A menopausa não começa obrigatoriamente aos 50. É um processo que pode se iniciar de forma muito mais antecipada ou inclusive passados os 60 anos de idade.

  • Com a menopausa todas as mulheres ganham peso e fica impossível emagrecer: falso. Com uma dieta adequada, motivação e exercício não há por que engordar obrigatoriamente.

  • O desejo sexual diminui com a menopausa: falso.

  • O primeiro sintoma da menopausa são os calores: falso. Existem dezenas de sintomas associados e cada mulher pode ter um ou outros.

  • Com a menopausa aparecem a apatia e a depressão: falso. Mais uma vez é preciso considerar que cada mulher experimenta este processo de uma forma e generalizar é cair inevitavelmente em uma idéia pré-concebida e no erro.

O fim da “mulher cuidadora”

A mulher é o legado emocional do mundo, nela habitam o consenso, a flexibilidade e a empatia. Seus dotes lingüísticos vão acompanhados também da sua intuição, por enxergar mais além da fechadura das convenções, do pensamento lógico e estruturado…

Uma diminuição na produção de estrógeno não irá mudar nada disto. E mais, Helen Fisher, célebre bióloga e antropóloga, define a mulher na pós-menopausa como uma “biblioteca vivente”, uma figura que em muitas sociedades tradicionais poderia adquirir o mesmo poder político, social ou econômico que um homem.

Sabemos que a menopausa traz problemas associados à idade como a osteoporose, ou dores nas articulações, mas o crescimento pessoal da mulher nesta etapa é tão notável que autores como o psicólogo Francis Fukuyama defendem que a figura da “mulher cuidadora” está mudando e que nos próximos anos elas terão um papel muito importante em nossas sociedades nas esferas públicas (algo que já estamos presenciando).

O tempo sempre vai a favor das mulheres

O tempo não vai contra nós, isso é algo que devemos internalizar em nossos pensamentos e na forma de encarar cada mudança e cada etapa. A menopausa supõe primeiro entender cada processo que estamos vivendo, para depois harmonizar cada mudança com o objetivo de nos cuidarmos muito mais.

Cada ciclo tem aspectos maravilhosos com os quais aprender, e a chegada da menopausa marca, sem dúvida, um novo estado no qual podemos continuar tendo conquistas pessoais e profissionais: foram deixadas de lado as tarefas de criação e o “espírito feminino” procura agora novas oportunidades.

Uma mulher não se faz perfeita pelo seu corpo, nem pela sua juventude: sua autêntica beleza está em seus sentimentos, na sua capacidade de superação, de ser forte em épocas de adversidades e de desenhar sorrisos e bom humor em dias de tristeza.

Fonte: A Mente é Maravilhosa



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook