Perca Peso Agora

Melatonina liberada para Farmácias de Manipulação no Brasil

Segundo Francielly Grassi, farmacêutica responsável pela empresa Active Pharmaceutica, que obteve a liberação da comercialização da MELATONINA por farmácias de manipulação, temos o que segue:

De acordo com a decisão de tutela antecipada, a justiça federal determinou que a Anvisa autorize a importação e comercialização do insumo farmacêutico MELATONINA destinada a manipulação de medicamentos desde que cumpridos todos os requisitos legais referente a importação da substância.

A importação da MELATONINA seguiu todos os trâmites legais, tendo seu licenciamento de importação deferido pela ANVISA conforme documento também em anexo, comprovando o cumprimento dos requisitos legais referente a importação.

Neste caso, a substância teve sua entrada autorizada pela ANVISA, e como não existe proibição para as farmácias de manipulação de comercializarem este produto, as farmácias podem trabalhar com a melatonina. Visto que a própria decisão judicial vincula a liberação da importação com a comercialização para as farmácias de manipulação.

Ou seja, a MELATONINA não é proibida no Brasil, o que ocorria é que a MELATONINA não tinha sua importação liberada pela ANVISA, toda a MELATONINA que existia era de forma ilegal.

Portanto nossa importação seguiu todos os trâmites legais e teve sua liberação pela ANVISA. Estando este insumo liberado pela ANVISA, não existe restrição para que as farmácias manipulem e comercializem a MELATONINA.

A melatonin atua em diversos processos fisiológicos do nosso organismo. O hormônio é um grande auxiliar do sistema imune, operando sobre os linfócitos e citocinas. Apresenta também atividade anti-inflamatória, pois inibe as prostaglandinas e regula a enzima COX-2, e atividade antioxidante, controlando agentes pró-oxidantes que participam da produção de óxido nítrico e das lipoxigenases.

Mas, sem dúvida, a função mais notória da melatonina é a de regular o ritmo biológico. Pode-se dizer que ela consegue traduzir ao nosso corpo a informação de que “a noite já chegou’’.

É a presença da melatonina que torna o processo digestório mais lento, promove a queda da temperatura corporal e da pressão sanguínea durante o período noturno.

O consumo da melatonina sintética, isto é, seu uso como suplemento, tem se popularizado especialmente pelo fato de muitos estudos comprovarem seus benefícios contra várias doenças.

"Em breve, os prescritores de todo o Brasil serão atualizados científicamente sobre os estudos científicos relacionados a aplicação terapêutica deste suplemento alimentar tão difundido mundialmente através dos papers destinados a atualização médica que serão fornecidos pela empresa da atualização médico/farmacêutico Pharmaceutical Consultoria através das farmácias de manipulação que possuem assinatura mensal de atualização científica", salienta Marlon Barg, diretor técnico da empresa Pharmaceutical.

Gostaram da novidade? Compartilhe com os seus amigos!

Fonte: Pharmaceutical Consultoria



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook