Perca Peso Agora

Médico Indiano Ensina como Usar o "Suco da Folha de Mamão" para Curar a Dengue

Após um grande aumento do índice de dengue na cidade de Delhi, na Índia, as pessoas estão buscando remédios alternativos ou naturais para tratar a doença.

Inclusive há um “remédio” que vem sendo muito procurado: o suco da folha de mamão. Enquanto alguns dizem que isso pode ser apenas mais um bobagem sem efeito algum, outros dizem que funciona.

Será que é verdade? O Jornal Ciência não recomenda o uso. Em caso dos sintomas, é necessário procurar um atendimento médico imediatamente. De qualquer forma, aqui estão algumas respostas para todas as perguntas.

Verdade ou mentira?

Enquanto uns dizem ser uma farsa, pode haver alguma verdade dentro dessa prática. Diversos artigos científicos provam que o suco da folha do mamão é realmente benéfico para o corpo. Um dos primeiros estudos foi realizado pelo Dr. Nam Dang, da Universidade da Flórida. Ele descobriu que o suco é capaz de ajudar no combate ao câncer, não é tóxico e tem a capacidade de aumentar a imunidade.

Enquanto a folha é conhecida por suas propriedades curativas ou auxiliares para doenças como a malária e o câncer, o Dr. Sanath Hettige, do Sri Lanka, descobriu que o suco pode ser usado para o tratamento da dengue. Seu artigo foi publicado no jornal de médicos do Sri Lank, em 2008.

Como funciona?

As folhas de mamão são conhecidas por possuírem as enzimas quimopapaína e papaína que, de acordo com o Dr. Sanath Hettige, normalizam a contagem de plaquetas, melhoram a coagulação e beneficiam a função hepática, reparando os danos do fígado causados pela dengue.

Como usar a folha de mamão?

Para a eficácia do suco, é preciso que folhas jovens sejam utilizadas. Pegue apenas a parte das folhagens, não o caule, e lave-os bem com água. Esmague as folhas utilizando um pilão de madeira. Uma vez esmagados, esprema o suco com as mãos limpas e beba duas vezes por dia.

Não adicione açúcar ou sal. De acordo com o Dr. Hettige, um adulto deve ingerir 10 ml do suco, duas vezes ao dia (ou em 8 intervalos de 1 hora). Crianças com idade entre 5 e 12 anos devem ingerir 5 ml do suco, duas vezes ao dia. Já os menores de 10 anos devem ingerir 2,5 ml do suco.

Em que estágio da doença o paciente precisa ingerir o suco?

De acordo com o Dr. Sanath, o ideal é que o paciente comece a ingerir o suco o mais cedo possível. No entanto, o líquido também é benéfico em estados avançados.

Abaixo, a lista de referências bibliográficas em artigos científicos usados para compor a matéria.

Em caso de suspeita de dengue, procure uma unidade de saúde mais próxima. Também é importante salientar para não tomar nenhum medicamento, já que alguns podem ser perigosos em caso de dengue.

[1] 1: Otsuki N, Dang NH, Kumagai E, Kondo A, Iwata S, Morimoto C. Aqueous extract of Carica papaya leaves exhibits anti-tumor activity and immunomodulatory effects. J Ethnopharmacol. 2010 Feb 17;127(3):760-7. doi: 10.1016/j.jep.2009.11.024. Epub 2009 Dec 2. PubMed PMID: 19961915.

[2] Salutary effects of carica papaya leaf extract in dengue fever patients – a pilot study S Hettige1. Journal of Family Physician of Sri Lanka, 2008, 29, 17-19(1)

[3] Sarala N, Paknikar S. Papaya Extract to Treat Dengue: A Novel Therapeutic Option? Annals of Medical and Health Sciences Research. 2014;4(3):320-324. doi:10.4103/2141-9248.133452.

Fonte: Jornal Ciência



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook