Maxilar travado e dor de cabeça? Conheça os 7 sintomas da Disfunção da ATM!

O movimento de abrir e fechar a boca é uma das dinâmicas mais presentes na nossa rotina, fazemos isso o tempo todo para falar, comer e às vezes até mesmo respirar. Mas e se esse movimento simples se tornasse complicado ou doloroso? É o que vivencia que sofre com disfunções da ATM, a articulação temporomandibular que controla o movimento da mandíbula.

Hinge-axis-trans

Nesses casos, podem ocorrer diversos problemas na hora de movimentar a boca, como dores, estalos e até inchaço. "Muitas vezes isso gera desconforto para o paciente e até mesmo o convívio social prejudicado, porque o quadro causa dores fortes, mesmo para se alimentar e para falar, e as dores se agudizam. Portanto é preciso buscar tratamento, já que os sintomas tendem a se agravar", considera a odontologista Fabíola Lanfredi, especialista em ortopedia funcional dos maxilares (SP).

470_246_f

As disfunções da ATM podem ter diversas causas. Entre elas, fatores emocionais, como estresse, tensão e ansiedade, até mesmo por questões físicas, como alguma batida ou deslocamento ou mesmo um hábito errado, tais quais roer as unhas ou usar um lado mais do que o outro.

Além disso, o problema pode ser tanto muscular quanto algum deslocamento na articulação, seja do disco de cartilagem que a protege ou mesmo do osso.

"Os tratamentos variam conforme o problema. Têm muitas técnicas modernas, como toxina botulínica quando há problemas musculares, placas de acetado em casos como o bruxismo ou a cirurgia em último caso, quando há deslocamento do disco ou necessidade de lubrificação", enumera a cirurgiã bucomaxilofacial Katyuscia Lurentt, membro do Hospital Adventista Silvestre (RJ).

Apenas um odontologista especializado no assunto pode descobrir o que está causando o problema. Para ajudar, listamos os principais sintomas das disfunções da ATM.

Ao aparecimento de qualquer um deles, melhor procurar ajuda!

1. Dor no rosto e de cabeça

40038Image1

A dor é um sintoma muito comum das disfunções da ATM, mas pode ser um sintoma mais tardio. Essa dor, no entanto, não tem um local específico da face para aparecer. "Na maioria das vezes ela aparece próxima ao ouvido, no local onde fica a ATM, mas também pode ser nas têmporas ou parte frontal da testa", descreve a odontologista Deborah Lee, responsável técnica da Odontoclinic Vila Mariana (SP).

De acordo com a odontologista Nathalia Moraes, essas dores estão intimamente ligadas ao bruxismo e ocorrem devido ao desgaste muscular que esse movimento repetitivo ocasiona.

É a musculatura que também causa a dor de cabeça. "A dor lateral está ligada a um dos músculos responsáveis pelo fechamento da boca, que se estende até essa região", ressalta a cirurgiã bucomaxilofacial Katyuscia Lurentt.

As dores de cabeça são comumente confundidas com enxaquecas, até por costumar aparecer em pontadas. Por isso, vale a pena consultar um odontologista se a causa do problema não for encontrada por um neurologista.

2. Dor no pescoço e ombros

1499790203

A dor das disfunções da ATM também pode se irradiar para o pescoço e ombros. Isso ocorre devido à proximidade que os músculos ligados à ATM estão dessas regiões. "Os músculos do corpo interagem entre si, o que irradia a dor, principalmente a causa por tensão muscular", explica Deborah. No entanto, Nathalia alerta que essa relação é um pouco menos comum, mas pode ocorrer, ainda mais quando essas dores estão associadas a dores de cabeça.

3. Maxilar travado

atm4

O maxilar travado é um sintoma clássico das disfunções de ATM. "Nesses casos, quando o paciente abre a boca para comer, a cabeça da mandíbula sai da posição e não volta mais", explica Nathalia Moraes.

Normalmente é preciso ir no odontologista ou a um hospital para que um especialista consiga colocar a articulação de volta ao lugar.

Para tanto, o especialista faz uma pressão para baixo e para trás com força, o que costuma causar dor no momento. No entanto, é importante que o travamento do maxilar normalmente causa dor naturalmente e impede a execução perfeita de uma série de ações importantes do dia a dia, como comer e falar.

Podem ocorrer travamentos temporários também, de acordo com a odontologista Fabíola Lanfredi. Nesses casos, o paciente costuma ignorar o problema, já que ele se resolveu sozinho, mas ainda assim é importante investigar a causa.

Depois de reposta no lugar, é importante que o paciente investigue melhor a causa do problema. Se esse travamento do maxilar se torna algo recorrente, a única solução é se submeter a uma cirurgia para correção do problema.

4. Mordida incômoda

Um sintoma comum das disfunções da ATM é a dificuldade em mastigar. "Normalmente a mastigação ocorre sempre no mesmo ponto dos dentes, mas quando a pessoa tem uma disfunção da ATM, as mordidas nunca ocorrem no mesmo lugar, o que é desconfortável", contextualiza a odontologista Deborah Lee. Isso pode ocorrer até mesmo por um desencaixe entre a arcada superior e inferior.

5. Sons de estalo ou chiado ao abrir a boca

coa02-999x999-620x200

Mesmo que a mordida não doa, o paciente pode começar a sentir estalos e até mesmo chiados ao abrir a boca. Nem sempre estes estalos ou chiados doem, mas eles podem ser bem incômodos quando escutados a todo instante. Normalmente isto está ligado a disfunções do disco de cartilagem da ATM. "Entre a cabeça e a mandíbula há um disco de proteção, um tecido mole feito de cartilagem. Esse disco pode ser deslocado ou desgastado, e aí o encontro dos ossos gera estalos", descreve Deborah Lee. Ou seja, com o tempo, isso pode causar ainda mais problemas na região, portanto é importante procurar um especialista assim que problema aparece.

6. Inchaço na lateral da face

Um sintoma pouco comum, mas bem característico das disfunções de ATM é o inchaço do rosto. "Esse sintoma costuma ser o músculo hipertrofiado e fica bem evidente quanto afeta o músculo masseter, que encobre a lateral da mandíbula e as bochechas, devido a sua extensão, ele pode até mesmo deixar um dos lados do rosto mais quadrado", explica Katyuscia Lurentt.

Normalmente o inchaço relacionado aos músculos da ATM aparece sem motivo, não ocorre trauma nem nada que o justifique, e está ligado a dores ao mastigar ou abrir a boca.

7. Zumbido no ouvido

kulak-cinlamasi_6975125-9137_640x360

Um sintoma pouco comum, mas muito relacionado às disfunções da ATM, é o zumbido no ouvido. "Há uma proximidade muito grande entre o ouvido e os dentes, então quando a oclusão não é perfeita, isso pode gerar um problema mandibular que se reflete no ouvido", considera Nathalia Moraes.

De modo geral, quando o otorrinolaringologista não consegue encontrar uma causa para o zumbido, ele envia o paciente ao odontologista para descarte dessa hipótese. Normalmente as disfunções da ATM causam zumbido quando há algum problema no líquido ou no disco da articulação.

Fonte: Minha Vida




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook