Perca Peso Agora

"Lentes de LCD Implantáveis" poderiam Substituir Óculos e Lentes de Contato para Sempre

E se, ao invés de usar os incômodos óculos ou as lentes de contato que ressecam no seu olho, você pudesse implantar a mesma tecnologia óptica dentro dos seus olhos? É esta a proposta da invenção do estudante britânico Devesh Mistry, que utiliza um material de cristal liquido com auto-foco para corrigir problemas de visão.

O trabalho de Mistry tem como objetivo ajudar os idosos que tem perda de visão e, em particular, aqueles que sofrem de presbiopia: aquela dificuldade de focalizar objetos mais próximos e de mudar o foco rapidamente para objetos mais distantes, que costuma chegar após os 45 anos, causada pela perda de elasticidade do cristalino.

Lentes feitas com cristais líquidos – o mesmo material usado nas TVs e nos monitores de computador – podem focalizar e ajustar a si mesmas automaticamente em resposta aos comandos dos músculos do olho, o que pode levar um olho danificado a ser reparado de forma eficaz.

A operação para implantar a tecnologia no olho seria semelhante à utilizada nas cirurgias de catarata, de acordo com Mistry.

“Todos ‘estão felizes’ com sólidos, líquidos e gases e as fases da matéria, mas os cristais líquidos estão situados entre os sólidos e líquidos cristalinos. Eles tem uma estrutura ordenada como um cristal, mas também podem fluir como um líquido e responder a estímulos”, como explicou Mistry.

E estas são as qualidades que fazem esta pesquisa tão promissora, mesmo que ainda exista um caminho a ser percorrido até que se faça a primeira cirurgia. Mistry está esperando ter um protótipo das lentes a tempo de completar o seu doutorado na Universidade de Leeds, em 2018.

Se tudo der certo, o procedimento pode estar disponível até 2025: ele seria rápido, simples e realizado sob anestesia local. O cirurgião precisaria fazer uma pequena incisão na córnea e então usar um ultra-som para quebrar a lente defeituosa. Neste ponto, a lente sintética substituta poderia ser inserida, restaurando a visão normal do paciente. Pronto: a presbiopia estaria curada com a ajuda de lentes biônicas.

Enquanto o projeto não se torna realidade, você pode aprender um truque para enxergar melhor com este vídeo do canal MinutePhysics, e ainda aprender como o seu olho funciona:

Fonte: A Geração Ciência



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook