Perca Peso Agora

Lentes de contato permitem dar "zoom" para enxergar mais longe

Lentes de contato que triplicam o tamanho das imagens e são controladas pelo piscar dos olhos

lente de contato

Lentes de contato telescópicas que dão uma visão de "super-herói" em um piscar de um olho estão sendo desenvolvidas pelos cientistas.

Usada juntamente com óculos especiais, elas oferecem esperança para milhões de pessoas que sofrem com degeneração macular relacionada a idade, a causa mais comum de cegueira em idosos.

O primeiro tipo de lente já desenvolvida amplia até 3 vezes o tamanho da imagem quando solicitada, e elas são controladas com o movimento do piscar dos olhos.

A pesquisa está sendo financiada pelo exército dos Estados Unidos, que usará essa tecnologia para dar aos pilotos e soldados uma super-visão.

Ligeiramente maior e mais espessa que as lentes de contato normais, o centro dessas lentes permite que a luz a atravesse normalmente.

Seus super-poderes vem de um anel de pequenos espelhos que circundam a área central. Os espelhos rebatem a luz ao redor, ampliando a visão, assim como ocorre quando olhamos através de binóculos.

Os óculos controlam o ângulo no qual a luz atinge as lentes. Quando os filtros dos óculos direcionam a luz para a parte central das lentes, a visão não é melhor do que o normal. Mas quando eles direcionam a luz para o anel telescópico, a visão é ampliada em 2,8 vezes.

Uma piscada com o olho direito direciona a luz para os espelhos e a visão melhora instantâneamente. Uma piscada com o olho esquerdo retorna à visão normal.
Sensores nas armações dos óculos detectam as piscadas. O piscar de olhos naturais são ignorados.

Com 8 mm de diâmetro e 1,55 mm de espessura, essas lentes são maiores e mais rígidas do que as lentes de contato usadas todos os dias.
Um alvéolo com pequenos canais permite que o oxigênio as atravesse e garante a oxigenação do olho.

O inventor das lentes, Eric Tremblay, do Swiss Federal Institute of Technology em Lausanne, disse:

"Nós esperamos que essas lentes proporcionem muita melhora para casos de baixa acuidade visual e de degeneração macular relacionada à idade¨. Neste momento, essas lentes ainda estão sendo desenvolvidas e testadas, mas estamos muito esperançosos de que se tornarão uma opção real para aquelas pessoas com degeneração macular relacionada à idade."

A degeneração da mácula, uma área de cerca de 1,5 mm no centro da retina, é a maior causa da perda gradual de visão em adultos de idade avançada. Se aperfeiçoado, o sistema pode ser uma maneira não invasiva (não cirúrgica) de maximizar a visão que resta nesses pacientes. Resultados favoráveis conduzirão a mais alguns anos de estudos, até que as lentes telescópicas possam ser produzidas em larga escala.

O novo recurso visual, que ainda está na fase de protótipos, poderá ajudar mais de 285 milhões de pessoas no mundo que sofrem com deficiência visual.



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook