Perca Peso Agora

"Leite Desnatado" engorda mais as crianças do que o "Leite Integral", diz estudo

Uma pesquisa publicada este mês no "American Journal of Clinical Nutrition" mostra que as crianças que bebem leite integral são mais magras e têm níveis mais elevados de *vitamina D do que aquelas que bebem leite desnatado ou com baixo teor de gordura.

O estudo analisou 2.745 crianças com idades entre 2 e 6 anos e concluiu que aquelas que beberam leite integral (com teor de gordura de 3,25%) apresentaram, em média, Índice de Massa Corporal (IMC) quase um ponto menor do que as que beberam leite desnatado ou com baixo teor (aqueles que têm 1% ou 2% de gordura).

Jonathon Maguire, pediatra no Hospital St. Michael's, afirma que isso é comparável à diferença entre ter um peso saudável e estar acima do peso.

"As crianças que bebem leite com baixo teor de gordura não têm uma diminuição da gordura corporal, e também não se beneficiam dos níveis mais elevados de vitamina D que estão presentes no leite integral", disse Maguire.

A hipótese mais provável é que as crianças que bebiam leite integral se sentiam mais satisfeitas do que aquelas que bebiam a mesma quantidade de leite desnatado ou com pouca gordura.

"Quando estão mais satisfeitas, elas são mais propensas a comer outros alimentos, em geral menos saudáveis ou com mais calorias", afirmou o médico.

A pesquisa também mostra que as crianças que bebiam 1 xícara de leite integral por dia tinham os mesmos níveis de vitamina D daquelas que bebiam quase 3 xícaras de desnatado ou com baixo teor. A principal hipótese para explicar isso é que a vitamina D é solúvel em gordura, o que significa que ela se dissolve na gordura em vez de se dissolver na água.

Leite com maior teor de gordura contém mais vitamina D. E na medida que a gordura corporal das crianças aumenta, suas reservas de vitamina D diminuem.

As diretrizes internacionais recomendam que se dê 2 porções de leite com baixo teor de gordura para as crianças com idade acima de 2 anos. O objetivo dessa recomendação é reduzir o risco de obesidade infantil, que está se tornando uma epidemia mundial.

Mas após analisar os resultados desta pesquisa é necessário avaliar melhor essas diretrizes nutricionais para ver se elas estão realmente tendo o efeito desejado.

A obesidade infantil triplicou nos últimos 30 anos, enquanto o consumo de leite integral diminuiu para metade no mesmo período.

Que tipo de leite você oferece ao seu filho? Será que é a melhor opção? Reflita!

Fonte: CBC News



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook