"Kefir": Onde conseguir? Dá para comprar? Veja como obter e conservar o iogurte simbiótico!

Kefir é um alimento natural que, ao aliar prébioticos e probióticos, mata bactérias ruins, prolifera as boas e ainda traz outros diversos benefícios à saúde.

Além de todas essas propriedades, ele tem a vantagem de ser obtido através da generosidade das pessoas. Apesar de algumas pessoas venderem os grãos que dão origem ao iogurte caseiro, muitos doam esse substrato.

Kefir: alimento simbiótico bom para saúde

O kefir é um tipo de alimento criado por meio do cultivo de bactérias boas. Assim como ele, existem outras comidas desse tipo, como as bebidas à base de lactobacilos vivos.

Esse simbiótico, como são chamados os micro-organismos que combatem bactérias ruins e ainda ajudam a reproduzir as boas, deve ser cultivado em substratos de açúcares e proteínas para que sua reprodução e fermentação aconteçam corretamente.

2 tipos de grão de kefir, que são diferenciados de acordo com seus substratos:

  • Kefir de água, que pode ser mantido em água de coco ou água mineral com açúcar mascavo ou demerara.

  • Kefir de leite, que necessita de leite bovino, caprino, de coco ou de soja para se proliferar. Esse tipo é o mais comum e tem aparência semelhante à coalhada e gosto como o de iogurte.

Para que serve?

Entre os benefícios do alimento kefir, destaca-se a regularização da flora intestinal, que é o conjunto de bactérias que habitam o intestino. O que ocorre é que esses micro-organismos podem ser benéficos ou maléficos ao organismo. Se houver mais bacilos ruins, a saúde fica mais frágil e propícia o aparecimento de doenças.

Com as bactérias equilibradas, o intestino sente uma melhora importante na produção de células do sistema imunológico com a ingestão do kefir.

Consequentemente, o corpo fica mais resistente a diversas doenças como câncer, infecções vaginais e úlceras. Suas propriedades ainda têm ação de regulação do intestino, redução dos níveis de colesterol e diabetes, promoção de sensação de bem-estar e emagrecimento.

Grãos de kefir: dá para comprar?

Diferente do que se pensa, esse simbiótico dificilmente é comercializado. Sua distribuição se dá por meio de doação de kefir por pessoas que já cultivam o grão.

Doação de kefir

Onde encontrar doadores

Alguns grupos de Kefir no Facebook e até mesmo sites, como o Probióticos Brasil, se destinam a cadastrar e divulgar contatos de quem deseja doar o grão.

Como doar kefir?

Nos mesmos locais em que você encontra doadores, você pode achar pessoas que querem receber o alimento. Nesse caso, são os grãos de kefir que são doados.

O micro-organismo pode ser doado de forma desidratada e congelada. O degelo só deve ocorrer no momento em que os grãos forem colocados no substrato de leite ou água.

Como cuidar do kefir?

Em um recipiente de vidro (talheres e potes de metal não devem ser usados) coloque 1 colher de sopa de grãos de kefir. Se forem os grãos de água, adicione 2 xícaras de chá de água com algumas colheres de açúcar mascavo ou demerara ou a mesma quantia de água de coco. Já no caso do kefir de leite, use 2 xícaras de leite de vaca, cabra, soja ou coco.

Cubra com um pano que deixe o kefir respirar, como um tule, e coloque na geladeira por 36 a 48 horas para que o líquido fermente.

Depois, coe tudo. O "iogurte" coado pode ser consumido in natura ou usado para receitas como iogurtes, queijos, etc. Já os grânulos separados não devem ser consumidos, mas sim colocados em outro substrato, repetindo o processo todo.

Compartilhe essas informações com os seus amigos. Boa saúde!

Fonte: Vix




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook