Perca Peso Agora

Infográfico Revela o que Acontece com o Corpo Uma Hora Após Comer um Big Mac do McDonald's

A primeira mordida em um Big Mac é absolutamente gloriosa. A combinação do sanduíche com batatas fritas e Coca-Cola virou a maior e mais deliciosa referência do mundo fast-food. Mas o que será que acontece uma hora depois de comer um Big Mac?

Um infográfico divulgado pela empresa Fast Food Menu Price, dos EUA, resumindo os ingredientes contidos no Big Mac, expõe os efeitos do mais famoso sanduíche da rede McDonald’s em seu corpo uma hora após o consumo.

Primeiros 10 minutos:

Um Big Mac regular (com queijo e molho) contém 540 calorias e aumenta seus níveis de açúcar no sangue a níveis anormais. A comida de fast-food ativa o sistema de recompensa do seu cérebro, liberando muito mais produtos químicos para dar a sensação de "prazer", como o neurotransmissor dopamina. Este processo funciona de uma maneira semelhante para as drogas e contribui para a probabilidade de compulsão alimentar.

Depois de 20 minutos:

No gráfico diz que o pão do Big Mac tem altos níveis de frutose no xarope de milho, além de sódio. Ambos os ingredientes são viciantes e fazem seu corpo querer cada vez mais.

Após 30 minutos:

O Big Mac original, vendido nos EUA, é composto de 970 miligramas de sódio. Esta enorme quantidade de sal pode estimular a desidratação, com sintomas que imitam a fome. Isso pode enganar seu organismo e fazer você pensar que precisa de mais comida. A ingestão de sódio em excesso dificulta a eliminação do sal pelos rins. Isso agrava a situação, acelerando o coração para bombear o sangue nas veias. A pressão arterial pode ficar elevada, acarretando em doenças cardíacas e derrames.

Após 40 minutos:

Você ainda tem fome após comer um Big Mac? Isto é porque você perdeu o controle sobre o açúcar no sangue, fazendo com que você queira ainda mais alimentos fast-food. A primeira vez que você consumir uma refeição de alto teor calórico, sua resposta à insulina pode diminuir seus níveis de glicose, fazendo você querer comer mais. A frutose do xarope de milho é rapidamente absorvida pelo trato gastrointestinal, causando picos de insulina e ainda mais fome.

Após 60 minutos:

Normalmente, o corpo leva cerca de 24 a 72 horas para digerir os alimentos. No entanto, o gráfico diz que hambúrgueres demoram muito mais tempo, porque eles são gordurosos, e um Big Mac pode demorar mais de 3 dias para ser completamente digerido. A gordura trans leva cerca de 51 dias para ser digerida. Nos EUA, um Big Mac contém 1,5 gramas de gordura trans. Diferentes estudos têm provado que elas podem causar doenças cardíacas, obesidade, câncer e diabetes.

Em sua conclusão, o gráfico aconselha os clientes a somente consumir Big Macs de forma ocasional, afirmando que seus ingredientes podem causar danos graves ao organismo, especialmente quando consumidos em uma dieta regular.

O portal britânico Daily Mail, resolver entrar em contato com um porta-voz do McDonald’s na Inglaterra, para comentar o infográfico. Ele disse: “Nós não reconhecemos os ingredientes ou a informação nutricional presente neste gráfico. Os supostos fatos nesta imagem são equivocados e não possuem qualquer semelhança com o Big Mac disponível para clientes no Reino Unido e em outros países do mundo. Exibimos a informação nutricional de todos os nossos itens do menu há mais de 30 anos, por isso é uma vergonha ver esses números e informações imprecisas sendo divulgados. Nós removemos toda a gordura trans artificial do nosso menu e o icônico Big Mac não contém corantes ou aromatizantes artificiais. Nosso pão também não contém qualquer tipo de xarope de milho. Por mais de 10 anos evoluímos as nossas receitas para reduzir o sal e o teor de açúcar do nosso Big Mac em mais de 22%. Nós incentivamos nossos clientes a visitar a seção de informação nutricional disponível no nosso site para ajudá-los a fazer escolhas bem informados sobre seus alimentos”.

Fonte: Jornal Ciência



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook