Gosto Amargo na Boca? Saiba quais são as 5 Doenças que causam esse desconforto e os Sinais que requerem Atenção!

Você já sentiu um gosto amargo na boca algumas vezes? Alguém mais íntimo já te disse que você estava com mau hálito? Bom, se isso está acontecendo com certa frequência está na hora de parar e ver o que está causando o problema.

Pode ser que a questão se resolva usando enxaguante bucal e melhorando a higiene da boca e dos dentes. Também pode ser que isso não solucione o desconforto e que o distúrbio seja um que você nem imagina!

Experimentar um constante gosto amargo na boca, ao contrário do que muita gente imagina, pode indicar um problema bem mais complexo do que uma condição relacionada aos dentes, gengiva e hálito. São vários os fatores que podem provocar o gosto amargo na boca. Conheça algumas doenças comuns que podem se manifestar através desse sintoma.

Gosto amargo na boca é sintoma do que?

1. Um gosto amargo na boca pode ser sinal de refluxo gastroesofágico, que ocorre quando o conteúdo que está presente no estômago sobe até o esôfago, após o início da digestão. No processo, o ácido da região é transportado para boca, causando o gosto amargo.

2. O mau funcionamento dos rins pode acumular no corpo ureia e creatina, o que pode provocar gosto amargo na boca e também sonolência. Um tratamento médico para normalizar o problema ou realização de hemodiálise costumam solucionar a condição.

3. O sintoma ainda pode surgir quando existe algum problema no fígado, como hepatite e cirrose, por exemplo. Quantidade elevada de amônia que não é eliminada através da urina gera a mudança no gosto na boca.

4. Sinusite, rinite, resfriado, amigdalite e outras infecções respiratórias também costumam provocar gosto amargo na boca. O sintoma surge por causa das bactérias relacionadas aos problemas respiratórios.

5. Mais comuns entre recém-nascidos, a icterícia é geralmente conhecida e identificada pela coloração amarelada na pele e nos olhos, mas que também provoca gosto amargo na boca. A doença ocorre quando a bilirrubina não é adequadamente metabolizada pelo fígado.

Outras causas possíveis
  • Alteração hormonal na gestação;
  • Ansiedade e depressão;
  • Uso de certos medicamentos como antibióticos, antialérgicos, antiparasitários e anticonvulsivantes;
  • Deficiência de vitamina B e de outras vitaminas;
  • Hipotireoidismo;
  • Transtornos alimentares como a bulimia e anorexia;
  • Uso contínuo de álcool;
  • Diabetes descontrolada (os pacientes do tipo 1 podem ter mau hálito pela falta de insulina).

Soluções para esse problema

Existem várias coisas que você pode fazer para melhorar e eliminar o gosto amargo na boca. Antes de tomar qualquer tipo de medida, é essencial que você procure um médico. Inicialmente, você deve ir até o clínico geral que te encaminhará para outro profissional de saúde dependendo do caso.

Tenha uma boa higiene bucal



Saber a maneira correta de escovar os dentes, a língua e a gengiva, além de usar enxaguante e fio dental, são medidas importantes para evitar o gosto ruim e também o mau hálito. Dentre elas, o fio dental é indispensável! O ideal é usá-lo todos os dias na última escovação do dia para remover os restos de comida entre os dentes.

Mudança de hábitos alimentares

Pode ser que o mau gosto na boca seja provocado pelo tipo de alimento que você consome. Pratos com ingredientes ácidos como molho de tomate (ou com muita pimenta) e produtos enlatados não são saudáveis e podem ajudar a desenvolver problemas gástricos.

Beba muita água

Beber a quantidade ideal de água por dia faz bem para todas as funções orgânicas e é melhor ainda para amenizar problemas como refluxo. A água consegue reduzir a acidez das substâncias encontradas no estômago e alivia bastante os sintomas do gosto amargo na boca.

Compartilhe essas informações com os seus amigos!

Fonte: Vix




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook