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Goji Berry: O que é, Como Funciona e Como Usar

Ultimamente está se falando muito sobre os superpoderes dessa pequena frutinha vermelha que se parece com uma uva-passa vermelha e alongada. Mas afinal? Que fruta é essa? O que ela tem de tão bom assim? Como devo usá-la? Tire agora as suas dúvidas aqui.

O que é Goji Berry

Goji Berry é cultivada há mais de 6000 anos, e é originária do Tibet, no norte da China. Ela já é usada milenarmente pelos orientais. É uma fruta vermelha, que quando "in natura" se parece muito com um tomate-cereja, e tem sabor semelhante ao figo. Quando desidratada se assemelha a uma uva-passa, só que mais comprida e com uma coloração bem avermelhada.

Sua colheita acontece de julho a setembro e, por tradição, não recebe o contato direto das mãos na fruta. Os tibetanos apenas sacodem o pé e recolhem os frutos nas malhas de bambu.

Como Goji Berry Funciona

O Goji Berry é considerado um superalimento devido a enorme variedade de benefícios que traz para a nossa saúde, consequente da sua variada composição nutricional.

Essa pequena frutinha é composta por 21 minerais, como o cálcio, o ferro e o germânico (anticancerígeno); 19 aminoácidos que ajudam na formação das proteínas; 22 polissacarídeos, responsáveis pela diminuição da glicose no nosso sangue; triptofano que atua no nosso sistema nervoso; flavonóides,que são antioxidantes que combatem o envelhecimento de nossas células; beta-sistosterol, que possui ação anti-inflamatória e colabora na diminuição do colesterol e no combate à celulite; além de vitaminas C, B1, B6, carotenoides, cyperone (fito-nutriente benéfico para o coração e a pressão sanguinea), fisalina e betaina.

Cada 100 gramas de goji berry tem 50 vezes mais vitamina C que uma laranja. Esse nutriente melhora a nossa imunidade, pois há um aumento na produção dos glóbulos brancos, cuja função é combater os microorganismos e substâncias estranhas ao nosso corpo, deixando-nos mais resistentes às doenças. Melhora o nosso humor, diminuindo o estresse. Também ajuda a emagrecer, evita o envelhecimento da pele e melhora a resistência dos ossos. Previne gripes e resfriados. Aumenta a absorção de ferro pelo nosso organismo, tem ação antioxidante e previne derrames.

Cada 100 gramas dessa fruta tem mais beta-caroteno (carotenoides) que uma cenoura. Essa substância é muito importante para a saúde de nossa pele e de nossos olhos. Ajuda a evitar problemas de visão e proporciona fotoproteção adicional para as pessoas suscetíveis aos raios ultravioletas. Também possui zeaxantina que melhora a função da retina.

O Goji Berry é rico em vitaminas do complexo B, especialmente a B1, B2 e B6. A vitamina B1 é um fator de proteção contra as doenças cardiovasculares e os processos tumorais.A vitamina B2, também chamada de riboflavina, é uma substância determinante para o crescimento, para o sistema respiratório e para os processos oxidativos. A B6 ajuda na degradação da hemocisteína, substância que quando em excesso na corrente sanguínea aumenta os riscos de doenças cardiovasculares. É responsável pela produção de serotonina que nos proporciona bem-estar.

Também tem como benefício já comprovado sua ajuda no processo de emagrecimento. Pesquisas realizadas afirmam que a ingestão diária de 120 ml de suco de Goji Berry durante 14 dias reduz a circunferência da cintura e aumenta as taxas metabólicas nos seres humanos (quando comparado ao grupo que tomou placebo). Pessoas com quantidades adequadas de vitamina C tem 30% mais eficiência em oxidar gordura durante uma sessão de exercícios moderados do que aquelas que tem baixo consumo dessa vitamina. E em 45 gramas dessa frutinha há 90 gramas de vitamina C, e uma colher de sopa de Goji Berry possui só 50 calorias.

O Goji Berry também ajuda na diminuição da celulite devido à presença do nutriente beta-sisterol, que tem uma ação anti-inflamatória. O alto teor de fibras do Goji Berry juntamente com a presença do beta-sisterol ajuda a estabilizar os níveis de colesterol, que quando em excesso também pode resultar num aumento da celulite.

A ação anticancerígena do Goji Berry se dá pela presença dos polissacarídeos, que inibem a proliferação das células HeLa (células com capacidade de se replicar indefinidamente). Tem ação principalmente no câncer de cólon e câncer de colo do útero.

Previne doenças cardiovasculares pela presença das vitaminas C, E e A, que faz com que a ação antioxidante aumente e, consequentemente haja uma diminuição da oxidação do colesterol ruim, LDL.

Como Usar Goji Berry

Você deve usar o Goji Berry como um coadjuvante da sua alimentação. Todos esses benefícios não aparecem de um dia para o outro.

Para alcançar seus efeitos medicinais, a ingestão recomendada é de 15 a 45 gramas por dia (1 a 3 colheres de sopa), ou 120 ml do suco, de preferência pela manhã, ou antes das atividades físicas. Desse modo ela irá proporcionar energia para o dia que está começando.

Como no Brasil é difícil encontrar a fruta "in natura", então ela é mais consumida na versão desidratada. Pode ser misturada a outras frutas, nas saladas e iogurtes. É sempre recomendado ingerir um líquido juntamente com a fruta desidratada, pois assim você irá hidratar suas fibras e potencializar os seus efeitos benéficos. Também pode ser consumida na forma de suco.

O Goji Berry na forma de suplementos só devem ser ingeridos com orientação médica, pois também não se sabe se eles realmente ajudam na saúde de quem os toma.

Contraindicações do Goji Berry

Há também o chá de Goji Berry, mas alguns estudos realizados nos Estados Unidos apontam que o consumo excessivo desse chá tem uma ação inibitória da medicação usada para evitar a trombose, os anticoagulantes. Porisso, consulte um médico se você estiver usando esse tipo de medicamento.

Acredita-se também que alguma substância interaja com o P450, local no fígado onde muitos medicamentos são metabolizados. Desse modo, o consumo não é indicado para quem usa medicamentos diários para a pressão e para o controle glicêmico. Pode-se, desde que com orientação médica, consumí-los em horário distante do uso desses medicamentos.



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