Perca Peso Agora

Filtro de Barro Brasileiro é o Mais Eficiente do Mundo na Retenção de Impurezas

Nós, brasileiros, temos provavelmente o melhor sistema de filtragem de água nas mãos, há muito tempo, e nem mesmo sabíamos disso.

Pesquisas norte-americanas apontaram que os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose, um parasita causador de doenças.

Essas conclusões são baseadas nas pesquisas demonstradas no livro The Drinking Water Book, de Colin Ingram, ótima referência para pesquisas sobre sistemas de filtragem de água.

Os tradicionais filtros de barro perderam muito espaço nas casas brasileiras. As residências aos poucos foram optando pelos modelos de plástico, torneira de cozinha com filtros, purificadores. Outra escolha comum é comprar água mineral. No entanto, essa troca pode não ser a melhor opção.

A partir dos dados dessa pesquisa, acredita-se que o sistema básico de filtragem de água, sendo o mais utilizado pelos brasileiros antigamente, é um dos mais eficientes do mundo.

A superioridade dos filtros de barro ocorre devido ao sistema em que a água passa lentamente pelo filtro e goteja num reservatório inferior. Como o processo é mais demorado e a pressão exercida pelo fluxo de água é maior, o filtro consegue reter os microorganismos e sedimentos.

Há estudos que mostram que esse tipo de filtro consegue reter até 99% das partículas.

Também, segundo a pesquisa, muitos modelos atuais lançados no mercado não têm utilidade, uma vez que não impedem que substâncias perigosas, como o arsênio, passem batido no método de filtragem.

Para aumentar a eficácia da qualidade da água, já há modelos de purificadores com dispositivos de tratamento embutidos. Ainda assim os simples filtros de barro levam vantagem por serem mais baratos, já que um purificador pode custar até três vezes mais.

Limpeza do filtro: mesmo com tanta eficiência, o filtro de barro exige cuidados básicos e simples. A vela deve ser limpa a cada três meses, ou antes disso, caso esteja amarelada ou esverdeada. Não é recomendada a utilização de produtos para a limpeza da vela, basta água corrente e uma esponja nova e limpa.

Sistema de filtragem: com minerais

Objetivo: reter impurezas, como limo, lodo e ferrugem

Como funciona: o processo é físico. Alguns minerais, como o quartzo e a dolomita, dispostos em camadas, formam uma espécie de peneira. Quando a água passa por eles, as impurezas ficam ali retidas.

É sempre bom ficarmos atentos na compra de produtos que são importantes à saúde e sempre analisarmos bem o produto de acordo com a sua real necessidade.

Fonte: Revista Ecológico



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook