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Festas Juninas e os Excessos na Alimentação

O mês de junho é tradicional das festas juninas, e junto com elas vêm as tentações gastronômicas: bolo, pamonha, tapioca, canjica, pé de moleque e quentão são alguns dos quitutes que merecem atenção para quem não quer sair da dieta e ainda cuidar da saúde estomacal.

Alguns cuidados com a alimentação nesses eventos podem ajudar a evitar problemas de saúde, como afirma o médico Octavio Pavan, chefe do Serviço de Emergência do Hospital de Clínicas Padre Miguel (HCPM), na zona oeste do Rio de Janeiro.

Segundo ele, nessa época, é comum o aumento de casos, nas emergências hospitalares, de gastroenterites, infecções intestinais ou intoxicações provocadas por bactérias que proliferam em alimentos estragados ou malpreparados.

O médico alerta que é importante observar o local antes de escolher onde vai fazer a refeição. “As condições de higiene e limpeza; o acondicionamento dos alimentos; a temperatura sob a qual esse alimento se encontra; a vestimenta dos vendedores e os prazos de validade e fabricação das guloseimas são fundamentais e devem, sim, ser observados por quem frequenta as festas”.

E completa: “As comidas juninas levam ingredientes que, geralmente, perecem muito rápido, como a pamonha e a canjica, que devem ser consumidas no mesmo dia do preparo. Por isso, o ideal é que os produtos tenham uma etiqueta com a data de fabricação, o que raramente acontece nesse tipo de evento.”

Além disso, Octavio Pavan recomenda que o consumidor fique atento a produtos como churrasquinho industrializado, queijo coalho e cachorro-quente. “O local de preparo desses alimentos deve ser higiênico, e as pessoas que cozinham esses produtos devem usar touca e luva para evitar contaminação. É recomendável não consumir maionese e catchup em bisnagas, apenas em sachês individuais”, reforça.

Dicas para quem não quer engordar nas festas juninas

  • Modere nas porções, pois os alimentos juninos geralmente são muito calóricos.

  • Cuidado com o açúcar! Além de fazer mal para a saúde, em excesso, ele pode causar hiperglicemia, então, consuma-o com moderação.

  • Exagerou? Não se esqueça de voltar à rotina, equilibrando a alimentação e a dieta nas refeições seguintes para não sobrecarregar o corpo com uns quilinhos extras.

Boa festa!!!



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