Perca Peso Agora

Faz mal segurar o xixi? Não, dizem os especialistas

Quem nunca precisou segurar a vontade de fazer xixi até ter a sensação de que a bexiga iria explodir? Muitos pensam que isso pode prejudicar a saúde. Pois especialistas afirmam que não, não faz mal — considerando-se, claro, se tratar de uma pessoa sem doenças no trato urinário.

É senso comum que prender o xixi por muito tempo contribui para o desenvolvimento de infecção urinária, mas, segundo, Gustavo Villar, chefe do departamento de urologia do Hospital Espanhol de Buenos Aires, isso é mito. “As pessoas se infectam por outros mecanismos, como por exemplo, por problemas intestinais, por não manterem a higiene adequada.”

Se, por um lado, adiar voluntariamente o ato de urinar não causa infecção urinária, não é normal permanecer sem ir ao banheiro por muitas horas.

Segundo Villar é também mais comum as mulheres conseguirem segurar o xixi do que os homens. “A bexiga da mulher tem uma parede menor, a mulher tem uma pelve diferente e, ainda por cima, não tem próstata — a anatomia faz com que ela aguente um pouquinho mais”, explicou.

Muitas pessoas deixam de beber água para evitar a vontade de ir ao banheiro. Mas a água, frise-se, tem o papel de provocar uma espécie de “faxina” no organismo: limpa os rins, os ureteres e a bexiga. “A água impede a colonização por bactérias e a formação de cálculos e todo o resto".

A Organização Mundial da Saúde recomenda dois litros por dia. O teste para saber se a quantidade consumida está sendo suficiente é observar a cor do xixi. A urina tem de ser clara.

Fonte: Veja.com



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook