Exercícios de Alto Impacto deixam Você 9 Anos Mais Jovem

Um novo estudo descobriu como retardar o envelhecimento: fazendo exercícios de alto impacto. A pesquisa da Brigham Young University, nos EUA, concluiu que esses exercícios permitem que nossas células envelheçam bem mais lentamente.

E o segredo está nos exercícios de alta intensidade, como correr de 30 a 40 minutos, cinco dias por semana. Isso faz com que as células fiquem 9 anos mais jovens!

O melhor exercício

A explicação está nos telômeros de nossas células, os chapéus de proteína que ficam em cada extremidade de nossos cromossomos. Cada vez que uma célula se reproduz, eles encurtam. Quanto mais eles encolhem, mais envelhecemos.

Este estudo examinou os dados de 5.823 adultos na Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA. A equipe descobriu que as pessoas que possuiam os telômeros mais curtos – e, portanto, com os maiores sinais de envelhecimento celular – eram sedentárias.

Aqueles com atividade intensa tiveram os telômeros mais longos e mais jovens.

Alta performance

Se você acha que pode rejuvenescer através de uma caminhada rápida, ou mesmo de um breve passeio de bicicleta, esqueça! A equipe não encontrou diferenças significativas no comprimento dos telômeros entre aqueles com níveis de exercício de baixa a moderada intensidade e sedentários convictos.

A causa mais provável, segundo os cientistas, acontece porque os exercícios suprimem a inflamação e desequilíbrios químicos nocivos que danificam os cromossomos.

Fonte: Só Notícia Boa




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook