Perca Peso Agora

Excesso De Vitaminas Pode Causar Câncer

Milhões de pessoas ao redor do mundo tomam suplementos vitamínicos regularmente em uma tentativa de ficar em forma, de maneira saudável, mas um estudo de uma década, que analisou os benefícios saudáveis ​​de suplementos sobre milhares de pessoas, descobriu que eles podem fazer "mais mal do que bem".

Especialistas alertam que tomar suplementos vitamínicos acima da quantidade diária recomendada pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer e doenças cardíacas em até 20%, recomendando aos adeptos que obtenham suas vitaminas através de uma dieta saudável, em vez de confiar em pílulas.

Tim Byers, professor da University of Colorado Cancer Centre, que liderou o estudo, disse: "Não temos certeza do porquê isso acontecer no nível molecular, mas a evidência mostra que as pessoas que tomam suplementos alimentares mais do que o necessário tendem a ter maior risco de desenvolver câncer".

As revelações vão levantar questões sobre o mercado de vitaminas compradas em estabelecimentos comerciais, que de acordo com o grupo de pesquisa de mercado, Mintel, foi estimado ter um lucro de R$ 1.747.803.750, em 2012.

Uma pesquisa feita pela Food Standards Agency, na Inglaterra, em 2008, estimou que um em cada três britânicos tomavam algum tipo de suplemento alimentar e metade de todos os agregados familiares com crianças, deu-lhes vitaminas ou minerais.

Os resultados levaram Byers a pedir que suplementos sejam reclassificados como drogas, ao invés de alimentos, nos EUA.

Ele disse que o estudo mostrou ser uma questão de "saúde pública" e queria ver autoridades prestarem mais atenção à segurança e em como eles são anunciados.

A equipe de pesquisa começou a investigar os benefícios potenciais para a saúde contidos em vitaminas e minerais há 20 anos, depois de observar que as pessoas que comiam mais frutas e legumes tinham menores incidências de câncer.

Os cientistas queriam ver se tomar suplementos produziria os mesmos efeitos. Eles ficaram surpresos ao descobrir que, ao invés de impulsionar a saúde das pessoas, muitos suplementos vitamínicos podem aumentar o risco de doenças potencialmente fatais.

"Esta idéia de que eles podem ser prejudiciais era inexistente. Nós nem sequer pensamos que era uma possibilidade, quando começamos. Na verdade, a taxa de incidência de câncer é mais alta em algumas pessoas por conta das vitaminas", disse Byers.

“Um ensaio explorando os efeitos dos suplementos de beta-queratina mostrou que tomar mais do que a dose recomendada aumentou o risco de desenvolver o câncer de pulmão e doenças cardíacas em 20%.

O ácido fólico, que foi pensado a ajudar a reduzir o número de tumores potencialmente cancerígenos, conhecidos como pólipos, em dois pontos, na verdade, aumentou o número de outros testes”, concluiu Byers.

Fonte: http://www.jornalciencia.com/saude/corpo/4758-excesso-de-vitaminas-pode-causar-cancer-alerta-cientistas-apos-10-anos-de-pesquisas



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook