Perca Peso Agora

Estudo Revela que "Bebidas Isotônicas" Têm Menos Efeito do que "Água com Açúcar"

Muitas bebidas esportivas usam glicose na composição, um açúcar simples. Essas bebidas são importantes para exercícios de longa duração, principalmente porque previnem a queda do glicogênio no fígado, que pode resultar em hipoglicemia. Glicogênio é carboidrato armazenado, e se o estoque diminuir, haverá menos energia para quem está realizando a atividade física.

A pesquisa realizada na Universidade de Bath, na Inglaterra, apontou que a ingestão de carboidratos tanto na forma de glicose ou sacarose (o açúcar comum), cumpre a função de manter os níveis de glicogênio constantes.

Só que a glicose pode irritar o intestino e prejudicar o desempenho físico. As pessoas que fizeram parte do estudo disseram que o exercício ficava mais fácil depois de tomarem bebidas com sacarose.

O líder do estudo, Javier Gonzales, diz: "Isso sugere que se a sua meta é maximizar a disponibilidade de carboidratos, a sacarose provavelmente é uma melhor opção que a glicose".

A grande diferença entres os dois carboidratos é que é que cada molécula de sacarose é composta por uma de glicose e uma de frutose unidas. Segundo os resultados da pesquisa, combinar diferentes fontes de açúcares aumenta a velocidade com que elas são absorvidas no intestino. A sacarose, composta por duas moléculas, sai na frente da glicose, formada por apenas uma.

Se a sua intenção é otimizar a performance de um exercício que vai durar mais de 2 horas e meia, os autores do estudo recomendam o consumo de 90g de açúcar por hora - cada colher de chá rasa de açúcar deve ser diluída em 100mL de água.

Fonte: Super Interessante



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook