Perca Peso Agora

Estudo Mostra Que a Cor dos Olhos Pode Indicar Risco de Alcoolismo

Pessoas com olhos claros, e sobretudo de olhos azuis, têm maiores taxas de dependência do álcool, descobriram investigadores norte-americanos.

A cor dos olhos pode indicar o risco de alcoolismo e até de outras doenças psiquiátricas?

Investigadores da Universidade de Vermont nos Estados Unidos acreditam que sim, depois de terem descoberto que as pessoas com olhos claros, especialmente de olhos azuis, têm uma maior tendência para se tornarem alcoólicas.

Os resultados da pesquisa, publicados na edição de julho do American Journal of Medical Genetics: Neuropsychiatric Genética (Parte B), trazem a esperança de encontrar as raízes não só do alcoolismo, mas também de muitas outras doenças psiquiátricas.

O artigo sublinha que os componentes genéticos que determinam a cor dos olhos estão nos mesmos cromossomos que os genes conhecidos relacionados com o abuso de álcool.

A relação foi estabelecida a partir de uma amostra de 1263 doentes com alcoolismo, todos de ascendência europeia. Ao descobrirem a relação os investigadores reviram os dados duas vezes.

O trabalho é o primeiro a estabelecer esta ligação, que os investigadores assumem que não conseguem explicar, acrescentando que é necessária mais investigação.

Fonte: Science Daily



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook