Estudo chocante revela: Segunda Opinião Médica Muda Diagnóstico em 88% dos Casos!

Uma segunda opinião é sabidamente melhor do que fiar-se numa só - tanto que existem até guias para obter uma segunda opinião médica. Mas talvez não se soubesse que fosse tão importante!

Pesquisadores da Clínica Mayo (EUA) descobriram que cerca de 88% dos pacientes que buscam uma segunda opinião médica vão para casa com um diagnóstico diferente ou melhorado - mudando seu plano de tratamento e, potencialmente, suas vidas.

Inversamente, apenas 12% dos pacientes recebem uma confirmação de que o diagnóstico original estava completo e correto.

Melhorando o diagnóstico

Parece difícil de admitir que os médicos nem sempre têm as respostas quando pessoas doentes os procuram em busca de soluções - muitas vezes, devido à natureza incomum dos sintomas ou pela complexidade da condição.

Para determinar a extensão em que ocorrem erros de diagnóstico, os pesquisadores examinaram os registros de pacientes encaminhados do pronto-atendimento para a divisão de medicina interna durante um período de dois anos. Em apenas 12% dos casos o diagnóstico inicial foi confirmado, mostrando um nível inaceitavelmente baixo de consistência entre os dois diagnósticos.

Em 21% dos casos, o diagnóstico foi completamente alterado; e 66% dos pacientes receberam um diagnóstico refinado ou redefinido. Não houve diferenças significativas entre os tipos de médicos que refizeram as consultas.

Preocupante

"Tratamentos eficazes e eficientes dependem de um diagnóstico correto", disse o Dr. James Naessens, coordenador do estudo. "Saber que mais de 1 em cada 5 pacientes encaminhados pode estar completa e incorretamente diagnosticado é preocupante - não só por causa dos riscos de segurança para esses pacientes antes do diagnóstico correto, mas também por causa dos pacientes que assumimos que não estão sendo encaminhados para reavaliação."

Os resultados foram publicados no Journal of Evaluation in Clinical Practice.

Isso lá nos Estados Unidos... E aqui? Como será?

Fonte: Diário da Saúde

Study finds




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook