Está com Dor nas Juntas? Sua Dieta pode estar desequilibrada!

Cientistas australianos provaram que ratos submetidos a um cardápio rico em carboidratos simples, encontrados nas massas brancas e doces em geral, e com mais de 20% de gordura saturada, como a presente na carne vermelha, ficam mais propensos à osteoartrite, conhecida popularmente como artrose.

A encrenca é caracterizada por inflamação, dor e rigidez nas articulações. Hoje se sabe que, se os abusos são frequentes, substratos gordurosos podem se acumular nas juntas e enfraquecê-las com o tempo.

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“Há ainda a suspeita de que a maior produção do hormônio leptina, comum nessas situações, acelere o processo degenerativo ali”, informa o ortopedista Mateus Saito, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Nutrientes amigos das juntas

Ômega-3

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Presente nos peixes, é anti-inflamatório. Daí porque ameniza os sintomas da osteoartrite.

Vitamina C

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Destaque nos cítricos, favorece a formação do colágeno que compõe a cartilagem articular.

Zinco

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Atua na manutenção do colágeno e pode ser encontrado em frutos do mar e nas oleaginosas.

Proteína

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É imprescindível para a produção do colágeno. Ovos e carnes magras são boas fontes.

Seja esperto! Invista nesses alimentos!

Fonte: Saúde Abril




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