Perca Peso Agora

Especialistas Alertam Que Usar Jeans Apertado Pode Danificar a Circulação e os Nervos

Apertado além da conta: jeans tipo skinny, como o próprio nome diz, é tão aderente que chega a ser uma segunda pele. Apesar de serem tão estreitas que incomodam, estas peças se tornaram favoritas de muita gente.

Mas cuidado, se você é partidário da calça apertadinha, saiba que você pode acabar tendo problemas sérios. Em certos casos, de fato, elas podem danificar seriamente músculos e nervos.

No Journal of Neurology, Neurosurgery e Psychiatry foi descrito um caso tratado por médicos do Royal Adelaide Hospital and Department of Medicine.

Uma mulher de 35 anos foi hospitalizada com graves problemas nas pernas, que teriam sido causados, segundo os médicos, pelo efeito constritor dos jeans apertados com que ela tinha feito uma mudança, estando entre outras coisas, muito tempo agachada.

No final do dia, a mulher não conseguia mais andar, e não apenas por causa do cansaço causado pela mudança. Uma vez internada, descobriu-se que ela tinha desenvolvido uma doença chamada "síndrome compartimental": a pressão do tecido aumenta e diminui a perfusão sanguínea. Por esta razão, o sangue não circula bem ou não chega aonde deve chegar. Este estado provoca tumefação dos músculos, com dores e inchaço nas partes interessadas.

Somente 4 dias depois de ter sido internada e tratada, a mulher conseguiu andar sem ajuda.

Não faz muito tempo, os jeans skinny estiveram sob os holofotes, culpados por causarem sérios danos ao sistema nervoso dos membros inferiores e da chamada meralgia paresthetica, ou seja, a compressão do nervo que fornece a sensibilidade à superfície cutânea da coxa. Um distúrbio que ocorre quando um dos nervos que corre na parte externa da coxa vem a ser comprimido, e este tipo de jeans, aumenta significativamente o risco de desenvolver esta doença.

E não acaba aqui. As vítimas da moda não devem subestimar outros sintomas comuns depois de um longo período usando o denim apertado: formigamento, dormência, dor nas coxas, queimação. Mas também infeções na bexiga, dermatite e coágulos de sangue, podem ser causados pela pressão constante daquele tecido sobre a pele.

Então, depois dessa, nem precisa dizer de novo: cuidado com a moda que você segue!

Fonte: Green Me



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook