"Escore de cálcio"? Seu coração vai ficar feliz em conhecer!

Atualmente as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo. Os problemas mais prevalentes são a hipertensão e o infarto – o maior responsável por essas mortes.

A boa notícia é que cada vez mais os médicos conseguem descobrir precocemente o risco cardíaco. Uma alternativa é o exame de escore de cálcio, que tem ajudado os médicos a medir o risco de uma pessoa ter eventos cardíacos no futuro.

"A calcificação coronariana é um forte marcador de risco cardíaco e está associada, a longo prazo, ao infarto e à morte cardíaca. Quanto mais cálcio presente na artéria coronária do paciente, maior o risco de evento cardíaco futuro desse paciente" — explica o coordenador do Núcleo de Cardiologia do Hospital Samaritano, Dr. Roberto Caldeira Cury.

O processo de formação do cálcio no coração ocorre por causa do aumento do colesterol associado à disfunção do vaso e, consequentemente, ao acúmulo de gordura nas artérias do coração. No organismo, o cálcio se forma depois de uma inflamação crônica. E essa inflamação é gerada pelas células da artéria na tentativa de combater o acúmulo de colesterol (gordura).

O escore de cálcio é feito por meio de tomografia computadorizada sem contraste, que detecta e quantifica a calcificação arterial coronária.

A maior ou a menor presença de cálcio na região é chamada pelos médicos de marcador, que serve como parâmetro da extensão do comprometimento ou dos danos da artéria.

Quando a pessoa tem escore de cálcio negativo, a probabilidade de ter algum problema coronariano nos próximos 2 a 5 anos é baixa. Se o escore de cálcio é positivo, significa que o paciente já tem algum tipo de dano nas artérias do coração.

O escore de cálcio, porém, só é indicado para quem passou dos 40 anos, não usa estatina, não apresenta sintomas e tem uma probabilidade intermediária de piripaques. Exames de sangue e a angiotomografia também avaliam o risco cardíaco. Compartilhe!

Fonte: Pioneiro




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook