Entenda razão sensível pela qual Mion não levou filho com autismo a viagem de família

Viajando pela França com a esposa e os dois filhos mais novos, Marcos Mion fez um post no Instagram para explicar aos seus seguidores por que seu filho mais velho, Romeo, que tem Transtorno do Espectro Autista, não está acompanhando a família no passeio.

Além de ser útil para famílias que convivem com o transtorno, o relato mostrou muita sensibilidade por parte dos pais das crianças em procurar dar um tratamento igualitário a todos os filhos, respeitando as individualidades de todos.

romeo-mion-autismo-0817-1400x800

Na rede social, Mion explicou que, para Romeo conseguir curtir uma viagem, ele precisa de conforto, estrutura e calma, coisas que são difíceis de se conseguir durante uma viagem rápida para conhecer uma nova cidade, como eles estão fazendo.

“Sem uma rotina mínima de atividades e, por exemplo, comidas, a vida dele vira um sofrimento constante”, escreveu o apresentador.

Importância da rotina para a criança com autismo

mion3-1503669176.gallery

O apego à rotina e a dificuldade em lidar com mudanças são duas das principais características do autismo. De acordo com a psicóloga especialista em doenças mentais e atenção psicossocial Edyclaudia Gomes, o planejamento é algo importante para que esses pacientes se sintam bem.

Irmãos de criança com autismo

18253116_1314481051940611_1687566390891905024_n

Mion também destacou outro motivo que fez ele e sua esposa, Suzana Gullo, levarem apenas os filhos mais novos à viagem internacional: a importância de terem um momento de dedicação exclusiva a eles.

“Quem tem uma criança especial na família tem que pensar com igual dedicação nos outros! Existem estudos que indicam que irmãos de crianças especiais crescem sem confiança e auto estima por sentirem que não eram tão importantes para seus pais!”, explicou o apresentador.

21107658_700762520121348_625971842506555392_n

Segundo ele, Romeo entende por que não viajou com a família desta vez e se comunica com os pais e irmãos por vídeo durante este período, enquanto aproveita a companhia de outros familiares.

“Sentindo uma falta inexplicável do nosso Romeo, mas mantendo o coração tranquilo que fizemos a melhor escolha. Famílias com crianças especiais sabem muito bem do que estou falando”.

Ele disse ainda que, ao voltarem, o pequeno Romeo vai viajar sozinho com a mãe: “Aí sim uma viagem toda pra ele com rotina, horário marcado, sem surpresas, sem correria, sem restaurantes que não tem comida que ele não goste, com tempo de descanso e, acima de tudo, programas pra ele!”.

Fonte: Vix




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook