Perca Peso Agora

Empresa cria Gesso Ortopédico Impermeável, Mais Leve e que lhe permite Coçar

Uma empresa dos Estados Unidos chamada Cast21 está desenvolvendo um material que pode substituir o gesso ortopédico usado para imobilizar partes do corpo que sofreram fraturas. A estrutura é tão rígida quanto o gesso e custa aproximadamente o mesmo, mas tem as vantagens de ser impermeável e vazada.

Com isso, o novo material não impede que o paciente lave a parte do corpo engessada, como acontece com os gessos atuais.

De acordo com a empresa, isso permite que a pele da região respire, e evita o acúmulo de suor e bactérias na região. Isso, por sua vez, reduz o risco de infecções e de danos nos tecidos moles da região imobilizada.

Ainda segundo a empresa, o material é mais leve que o gesso tradicional, o que dá ao paciente mais conforto no período de recuperação. A aplicação dele sobre a região fraturada, por sua vez, leva apenas cerca de 15 minutos, o que é aproximadamente o mesmo tempo que leva para aplicar o gesso tradicional.

Aplicação

De acordo com o Engadget, a estrutura é composta por uma série de tubos ocos de silício e plástico, todos interconectados entre si.

Inicialmente mole, a estrutura é colocada na região que sofreu a fratura e, em seguida, dois líquidos diferentes são injetados nos tubos. Conforme eles se misturam entre si, a estrutura vai endurecendo até imobilizar completamente a região.

Terminado esse processo, a região fica imobilizada sem a necessidade de nenhum outro material. Seguindo acompanhamento médico, pacientes que usam o gesso podem retomar suas atividades cotidianas com menos incômodo.

Para remover a estrutura, basta cortá-la com uma tesoura, de maneira semelhante ao gesso tradicional.

Por ora, ainda segundo o Engadget, a empresa está buscando financiamento para realizar os estágios iniciais de manufatura e prototipagem. Uma vez realizada essa etapa, eles esperam poder começar os testes com pacientes humanos na metade de 2017.

Fonte: Olhar Digital



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook