Perca Peso Agora

"Dieta da Cabala" Promete Limpar seu Corpo e Mente em 22 dias

Demi Moore, Madonna, Ashton Kutcher, Rihanna. O que esses famosos têm em comum? A devoção pela cabala – pronuncia-se "cabalá". Transcrições de 4000 anos a.C. mostram que esse conjunto de ensinamentos foi base para várias religiões, como o cristianismo, o islamismo e o judaísmo, além de ter sido objeto de estudo de Platão, Aristóteles, Newton, Galileu e outros gênios. Entre os princípios da cabala, estão a justiça, a liberdade, a literatura e a educação. Para alcançá-los, no entanto, é preciso conquistar o equilíbrio em todas as áreas da vida, inclusive a alimentar.

No livro "A dieta da cabala", Ian Mecler, fundador do Portal da Cabala, que há mais de 12 anos se dedica integralmente à filosofia e é autor de outros 4 livros sobre a doutrina, há uma proposta para conseguir alcançar os objetivos pretendidos. Embora Mecler reconheça a dificuldade de mudar hábitos, o conselho é que o praticante tenha disciplina e persistência.

A motivação para isso viria pela Injeção de Luz, o reconhecimento de que nossa existência é efêmera e dependente de outros acontecimentos externos.

Para isso, 22 dias de alimento para corpo, mente e alma prometem mudanças graduais e significativas. O programa não foi escolhido ao acaso: o alfabeto hebraico é formado por 22 letras e cada uma delas representa uma energia diferente. Para cada receita para alma, uma série de alimentos para o corpo.

Ian Mecler estabeleceu 4 de novembro como data para início coletivo do programa por meio de um curso online e gratuito. Mas a dieta pode ser iniciada a qualquer momento. As receitas devem ser lidas logo pela manhã e praticadas ao longo do dia.

As primeiras recomendações são comuns à qualquer dieta: redução de glúten, sódio e açúcar, além do maior uso de água, sementes e vegetais crus. Porém, as sementes são recomendadas apenas germinadas: os nutrientes são melhor transmitidos e a essência da criação divina só aparece nessa forma.

Outro mecanismo da dieta, este baseado na parte espiritual, é evitar o consumo de carne, que traz consigo todo o sofrimento do animal durante sua vida de confinamento e o momento do abate.

Cada um dos 22 dias recebe um nome, um grupo de alimentos e receitas para a alma e o corpo. No primeiro deles, por exemplo, “O esvaziar”, a letra Alef analisa o vazio presente em todos os aspectos da vida. A receita para a mente é uma das mais comuns resoluções de ano-novo: fazer uma boa faxina e doar o que estiver em bom estado mas não for necessário, ou seja, esvaziar espaços na casa.

Já o alimento para o corpo é um pastel de tapioca com queijo, seguindo a recomendação de diminuição do glúten. O glúten é uma proteína presente em alimentos à base de farinha de trigo e, segundo a obra, “funciona como uma cola no intestino”, que é um órgão essencial para a saúde de todo o organismo.

Entre os alimentos recomendados estão o suco de uva, a lentilha, o pão de milho e a tapioca, sendo estes últimos opções de carboidratos que não levam glúten em sua composição.

Um exemplo saudável

O inhame é o alimento do 11º dia, que recebeu o título “Causa e Efeito”, um princípio básico segundo o qual as provações são mecanismos de correção e aprimoramento.

A raiz é considerada pelos cabalistas especial para a limpeza do sangue e como reforço da imunidade. Ou seja, ideal para corrigir os rumos da saúde.

Confira formas de preparo:

  • Suco: batido cru no liquidificador, com água, frutas ou folhas verdes.
  • Salada: rale o inhame, tempere com pouco sal e limão.
  • Purê: depois de cozinhar, solte a casca do inhame com um garfo, adicione um pouco de manteiga e sal, ou shoyu.
  • Com feijão: cozinhe o inhame com o feijão, até que desmanche e engrosse o caldo.

Exercícios para a Alma

Cinco exercícios diários são recomendados: compartilhar o que tem de melhor com outros, agradecer pelo alimento, dizer "não" a tudo que faz mal e sim às atitudes positivas, e por último, a meditação.

Se você tem interesse nessa dieta, já existe um aplicativo que poderá te ajudar juntamente com a leitura do livro.

Fonte: Saúde Plena



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook