Perca Peso Agora

Dicas de como Gastar Pouco Cuidando da Beleza com Produtos Caseiros

Esqueça os cremes caros, em potes miúdos, que fazem perder a respiração na hora de pagar e ter até pena de usar. Em época de crise, toda economia é bem-vinda. Por isso, a dermatologista Daniela Nunes Ribeiro, pós-graduada em alergologia e imunologia e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), revela receitas preciosas para gastar pouco e não abrir mão dos cuidados com a beleza.

Em vez da farmácia, a ida ao supermercado ou ao sacolão pode fazer milagres. Sabe aquelas histórias contadas pela vovó, que tinha uma pele de seda e o cabelo brilhando, e para que você torce (ou torcia) o nariz? Elas podem ser salvadoras e têm garantia médica, tudo natural e bem mais barato.

A dermatologista Daniela Nunes Ribeiro diz que as receitas podem ser usadas por todos, por serem à base de alimentos. Ela aponta ingredientes simples, que você encontra na cozinha, para ter uma pele luminosa, um cabelo hidratado com a maior segurança.

“As receitas são alimentos, portanto, sem conservantes, corantes e químicas. Por isso, podem ser usadas por todos (menos criança, que nem precisa). Não existe contraindicação.”

Membro da Academia Americana de Dermatologia e da American Society for Laser Medicine And Surgery, ela, claro, alerta que exclui a questão do agrotóxico e se concentra em produtos orgânicos e de qualidade.

A dermatologista lembra, ainda, que, ao falar que vale para todos, “não está incluindo a pessoa que tem alergia ao leite, logo, ela não poderá usar a máscara de iogurte para hidratar a pele”, alerta.

O mesmo cuidado deve ter quem tem a pele oleosa e, portanto, não deve usar a receita que inclui abacate na composição. “Deve optar, por exemplo, pela clara do ovo. Basta passá-la pura no rosto para ter o efeito de um hidratante, além de quase ser um lifting, bastam 15 minutos.” Outra saída para driblar a oleosidade da pele é escolher o iogurte natural desnatado.

Daniela é fã do abacate e o indica para os cabelos. Ingrediente ideal para uma máscara de hidratação capilar. “Basta amassar e colocar uma ou duas gotas de óleo de amêndoa ou argan. Misture bem e aplique em mecha por mecha de três a quatro dedos longe da raiz. Prenda o cabelo por 15 minutos e enxágue. Se quiser, pode deixá-lo receber por uns minutinhos o vapor do chuveiro, que também vai contribuir para deixá-lo macio.”

A médica lembra que o importante é sempre buscar produtos com menos conservante possível. “O alimento sempre será mais saudável. Vale avisar que, em termos de alergia, ovo, leite e trigo são os produtos que merecem mais atenção. Mas não há uma regra, a indicação é individualizada.”

Básico

A dermatologista é a favor de alternativas para cuidar da beleza. Ela não é escrava da temida receita que assusta muitos pacientes no consultório. “Sei que, muitas vezes, tudo que gastam numa receita poderiam investir em um tratamento (um laser) e com mais resultado. Nem sempre os produtos tópicos vão melhorar o problema, a correção é muito difícil. Eles vão, sim, ajudar a prevenir e a não deixar piorar.”

Por isso, consciente, Daniela diz que indica 4 produtos básicos e fundamentais para sempre ter na nécessaire:

“Em primeiro lugar e sem substituto, o protetor solar, que deve ter cosmética de qualidade. Não tem como economizar nesse item. Em segundo, um hidratante, gel ou sérum noturno funcional, ou seja, que hidrate e trate ao mesmo tempo, que tenha até um ácido. O terceiro produto essencial é um para a região dos olhos e, por fim, um sabonete ideal para seu tipo de pele”.

Com esta receita, que deve ser passada por seu dermatologista, é possível ter os outros mimos com sua beleza a partir da cozinha. Por que não experimentar? Faça o teste.

Receitas

1) Óleo de coco: ele é um creme para a pele e também funciona para o cabelo, além de retirar toda a sua maquiagem sem agredir.

2) Açúcar mascavo: misturar o produto com azeite de oliva e um pouco de mel o torna um esfoliante maravilhoso para o corpo e os lábios. Mas cuidado com as regiões mais sensíveis, seja delicada na aplicação, principalmente no canto da boca e do nariz e perto dos olhos.

3) Iogurte: você pode fazer uma máscara colocando o iogurte, aveia e um pouco de mel. Ele irá hidratar sua pele. Mas você tem que escolher o iogurte integral contendo gordura. Indicado para peles normais e secas.

4) Abacate: o abacate tem óleos maravilhosos, que são perfeitos para o seu cabelo. Use-o como uma máscara.

5) Leite de coco: excelente hidratante para a pele. Você deve aplicar diretamente.

6) Pepino gelado: perfeito para colocar nos olhos e deixar as bolsas diminuírem quando acordar pela manhã.

7) Iogurte desnatado + açúcar: ótimo para quem tem foliculite (inflamação do folículo capilar, principalmente no bumbum). Usar para esfoliar.

Fonte: Saúde Plena



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook