Perca Peso Agora

Dicas de Como Conseguir Mudar os Seus Hábitos

SEUS HÁBITOS FAZEM O SEU DESTINO

Gandhi em sua infinita sabedoria, dizia que as nossas crenças se transformam em pensamento, os pensamentos se transformam em palavras, as palavras se transformam em ações, as ações se transformam em hábitos, os hábitos se transformam em valores e nossos valores nos levam ao nosso destino.

Ou seja, os hábitos que você cultiva hoje, fazem parte da construção de sua vida futura. É a qualidade dos nossos hábitos que influencia diretamente a nossa qualidade de vida.

Vamos usar um exemplo bem habitual.

Uma pessoa sente fome todos os dias às 16h, e todos os dias ela vai até a loja de doces próximo ao trabalho, compra uma barra de chocolate e após comê-la ela se sente melhor e volta ao trabalho mais animada. Faz isso de segunda a sexta, religiosamente. Porém se sente culpada porque está engordando e isso faz com que sua autoestima fique baixa.

Por que será que isso acontece? Por que é tão difícil mudarmos um hábito?

Antes de procurarmos resposta para essa pergunta, é importante entendermos como um hábito se forma.

Segundo Charles Duhigg, autor do livro “O Poder do Hábito”, um hábito se forma através de três fatores, chamado de “o loop do hábito”:

Deixa – Rotina – Recompensa

Usando o exemplo acima, a Deixa seria a vontade de comer, a Rotina é ir até a loja de doces as 16h para comprar e comer o chocolate, e a Recompensa é que ela após comer o chocolate se sente melhor e mais animada para o trabalho.

Ao ir até a loja de doces ela tem a oportunidade de escapar do stress e da pressão exigidos do trabalho, conversa com as pessoas da loja, consegue relaxar por alguns minutos.

O hábito é a transformação de uma sequência de ações em uma rotina automática, ou seja, nosso cérebro não mensura se isso é bom ou mal para nós, ele simplesmente executa guardando energia para tomada de outras decisões importantes e que necessitam de raciocínio lógico.

Parece complicado não é mesmo?

Mas na verdade é simples, a partir do momento que repetimos uma ação diversas vezes, entramos em piloto automático e nosso cérebro se “acomoda” com essas ações.

Você pensa quando está escovando os dentes? Que tipo de movimento deve fazer com a escova? Qual a quantidade de pasta de dentes usar? Provavelmente não, você simplesmente executa.

Por isso é tão difícil conseguirmos mudar hábitos, não é algo racional, está ligado a nossa emoções e desejos. A mudança demanda esforço, força de vontade e consciência.

O primeiro passo para mudarmos um hábito é entender de que forma o loop do hábito acontece, em qual momento do dia, qual a emoção ligada ao hábito, se é sempre no mesmo lugar, com as mesmas pessoas, qual a recompensa que você ganha com seu hábito.

No nosso exemplo acima, da moça e a loja de doces, na verdade o chocolate é apenas um dos motivos para ela se sentir melhor. Ao analisarmos, percebemos que outros fatores também proporcionam relaxamento e bem estar, que é a Recompensa desejada.

Como ela poderia mudar o hábito de comer chocolates todos os dias, mas mantendo sua Recompensa?

Ela poderia ao invés de ir à loja de doces, começar a levar lanches saudáveis para o trabalho e às 16h ir à copa e interagir com seus colegas de trabalho. Ou então ao invés de sair para ir à loja de doces, dar uma volta no quarteirão e ligar para algum amigo.

E isso serve para qualquer tipo de hábito, se você quer adquirir novos hábitos que vão fazer bem para sua vida, ou se deseja se livrar de um mal hábito, substituindo por um novo e melhor. Tudo começa com a consciência de como acontece o processo Deixa-Rotina-Recompensa.

Para motivá-los a começar hoje mesmo uma mudança de hábitos positiva, segue um exercício simples e prático para ser o pontapé inicial:

  • Identifique um hábito que queira mudar.

  • Identifique qual a Deixa (motivo) e Rotina desse hábito. Anote qual hora do dia, tarde ou noite acontece e qual a rotina executada e escreva qual o sentimento esse hábito lhe causa. Por exemplo, todos os dias das 19h às 21h eu fico navegando no Facebook e quando faço isso me desligo do mundo e me sinto relaxado.

  • Identifique que tipo de Recompensa você espera conseguir fazendo esse hábito. No exemplo acima a recompensa é relaxar.

A partir do momento que você descobrir qual a recompensa desejada, mude a Rotina do hábito.

Faça experimentos diários com novas rotinas que lhe proporcionem a recompensa. Por exemplo, no primeiro dia ao invés de eu entrar no Facebook, vou ler um livro, no segundo dia vou ouvir música, no terceiro vou meditar, etc.

  • Anote quais sensações e sentimentos essa mudança de rotina lhe causa, e determine uma delas para seguir durante 21 dias.

No começo é difícil, a tentação de cair nos velhos hábitos é grande, mas lembre-se que se você persistir esse novo hábito será muito mais forte do que o velho.

Fecho esse texto com uma frase do filosofo grego Aristóteles para nossa reflexão:

“Somos aquilo que repetidamente realizamos.”

Fonte: http://www.sobreavida.com.br/2014/04/21/seus-habitos-fazem-o-seu-destino/



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook