Perca Peso Agora

Descubra o "Cloreto de Magnésio": Suplemento para tratar e prevenir diversos problemas de saúde

O magnésio (Mg) é um elemento essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Ele participa de mais de 300 reações bioquímicas do corpo humano. Apesar de ser tão importante, nossa maior fonte de consumo de magnésio - que são os alimentos - apresenta uma carência desse nutriente mineral.

O solo pobre e o uso de produtos químicos nas plantações comprometem a absorção pelos vegetais de minerais como o magnésio; sem contar o problema da má alimentação decorrente de produtos industrializados...

Isso faz com que muitas pessoas sofram de deficiência em magnésio ou hipomagnesemia, e os primeiros sintomas da deficiência em magnésio são: náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza. Com a piora do quadro, o paciente pode apresentar dormência, formigamento, contrações musculares e câimbras, convulsões, depressão, osteoporose e perturbações do ritmo cardíaco.

O que é o cloreto de magnésio?

Para contornar a falta desse mineral no corpo muitos optam pelo uso de suplementos farmacológicos para incorporar à dieta diária. Esses suplementos estão disponíveis em diferentes formas, mas o mais comum é o cloreto de magnésio (MgCl2).

O cloreto de magnésio é um sal inorgânico na forma natural de cristais incolores de sabor amargo e é encontrado em abundância dissolvido na água do mar. A Food Drug Administration, agência de alimentação e medicamentos dos Estados Unidos, considera o cloreto de magnésio uma substância segura para ser usada tanto como suplemento nutricional quanto como ingrediente alimentício. Porém, devido ao sabor amargo, não é comum na culinária.

Essa é forma de consumo é a mais mais usual, pois o preço é mais acessível, é fácil achá-lo em farmácias, é facilmente absorvido pelo corpo e repõe rapidamente o nível de magnésio no corpo.

Muitos desses suplementos de cloreto de magnésio vêm com a sigla PA (Puro para Análise), isso significa que esse produto é mais concentrado e melhor assimilado pelo corpo.

Benefícios

O cloreto de magnésio serve para para tratar e prevenir nosso corpo de uma série de problemas, trazendo benefícios para a nossa saúde. Como o magnésio é utilizado em centenas de funções do nosso organismo, ele auxilia no combate a diversos problemas de saúde.

Veja alguns dos benefícios que o cloreto de magnésio pode trazer:

1. Aumento das funções cerebrais. Estudos indicam que uma adequada concentração de magnésio no cérebro melhora o aprendizado e a memória de curto e de longo prazos, pois aumenta a elasticidade e densidade das sinapses na zona do cérebro correspondente à memória. Um novo composto chamado magnésio-L-treonato ou MgT se mostra bastante eficaz para melhorar funções ligadas ao cérebro - ele atua como protetor das sinapses e pode prevenir o Mal de Alzheimer.

2. Fortalece os ossos. O magnésio tem relação direta com o metabolismo dos ossos, sua deficiência no corpo está ligada com osteoporose e seu consumo, com a densidade óssea. Diversos estudos mostraram melhorias na saúde dos ossos depois da ingestão apenas de magnésio ou combinado com potássio.

3. Combate infecções. Em 1915, o cirurgião francês Prof. Pierre Delbet procurava por uma substância melhorada para curar feridas. Assim ele descobriu que o cloreto de magnésio não prejudicava os tecidos e tinha um ótimo efeito sobre a atividade leucocitária e fagocitose. Também descobriu que se o paciente consumisse cloreto de magnésio via oral ou por injeções, o composto tinha efeito imunoestimulante, combatendo infecções.

4. Prevenção e tratamento contra enxaquecas e dores de cabeça. Estudos mostram que o magnésio é uma opção bem tolerável pelos pacientes, segura e barata para prevenir enxaquecas. Também se mostrou eficaz em tratamento agudo contra diversos tipos de dor de cabeça.

5. Prevenção ou tratamento contra perda de audição. A perda de audição é um problema relativamente comum e grande parte dos casos é resultado de distúrbios metabólicos. O exato processo realizado pelo magnésio não é totalmente conhecido, mas como é um tratamento seguro pode ser usado sozinho ou em associação para prevenir ou tratar a perda de audição, principalmente na perda auditiva induzida pelo ruído.

6. Ameniza o estresse. A quantidade de magnésio no corpo está associado com o nível de estresse, quanto maior o estresse mais magnésio será perdido do nosso corpo. O magnésio tem papel protetor para diminuir os efeitos adversos do estresse que é potencializado pela a hipomagnesemia e vice e versa.

7. Prevenção e tratamento contra depressão e ansiedade. Estudos mostram que o consumo diário de magnésio é um importante agente preventivo contra a depressão e ansiedade.

8. Reduz a intensidade de vícios. A administração de magnésio reduz a intensidade dos vícios em álcool, nicotina, cafeína e também em drogas ilícitas pelo seu efeito moderado de estimular o sistema de recompensa do cérebro e pela redução da atividade de substâncias relacionadas ao uso compulsivo.

9. Diminui o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares. Hipertensão é um dos maiores fatores de risco para doenças do coração e derrames. A suplementação de magnésio diminui a pressão arterial e diminui os riscos de doenças cardiovasculares e derrames.

10. Combate asma em crianças. Estudos em adultos foram inconsistentes, já em crianças houve melhora nas funções pulmonares em 80%.

Além desses benefícios citados acima, o consumo de magnésio está sendo estudado para o tratamento e prevenção de outros diversos problemas. O modo como o magnésio age em diferentes situações ainda não é totalmente compreendido, assim, há muito o que descobrir ainda.

Mas lembre-se: apesar de ser um suplemento e não necessitar de receita médica, consulte um médico ou um nutricionista antes de consumir o cloreto de magnésio.

Como tomar cloreto de magnésio?

Para comprar o cloreto de magnésio é necessário buscar um lugar confiável, como farmácias ou sites na internet seguros, para garantir sua procedência. Você pode comprar o suplemento em cápsulas, pó ou líquido (gotas).

O pó possui um gosto não muito agradável, portanto alguns optam por cápsulas, apesar de serem um pouco mais caras. O suplemento em cápsulas e em forma líquida devem ser ingerido com bastante água. Para tomar o cloreto de magnésio em pó é necessário sua diluição em água filtrada. Para tomar corretamente o cloreto de magnésio deve-se seguir as instruções da embalagem.

Contra-indicações

O cloreto de magnésio é considerada uma substância bastante segura, porém não é indicada para pessoas que possuam problemas nos rins, miastenia grave ou estejam com diarreia, pois o cloreto de magnésio tem propriedades laxativas.

Efeitos colaterais

O consumo do cloreto de magnésio geralmente é bem tolerado pela população, porém, em alguns casos, pode causar enjoo, vômito, diarreia. Se tomado em altas concentrações, pode causar intoxicação e levar a hipotensão, fraqueza muscular, dificuldade em respirar, entre outros.

Fontes: ECycle
National Institutes of Health, University of Adelaide




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook