Perca Peso Agora

Cuidado! Você Está Fazendo Algo Todos os Dias, Que Faz Surgir os Famosos "Pés De Galinha"

Nascer, envelhecer e morrer são as únicas coisas certas em nossas vidas. Mas para muitas pessoas, envelhecer e morrer é tão assustador como preocupante. Contra o envelhecimento, trava-se uma verdadeira guerra.

A cada dia o mercado apresenta uma nova proposta de rejuvenescimento ou uma alternativa para retardar o processo. Outros veem no bisturi a beleza duradoura. Cada um a sua maneira busca incessantemente permanecer jovem por mais tempo possível.

A verdade é que envelhecer é uma coisa certa, mas o que é certo também, é que podemos retardar o processo com hábitos simples, mas com resultados muito interessantes.

A grande maioria das cozinheiras estão fazendo em casa, todos os dias, duas coisas que fazem surgir prematuramente os famosos "pés de galinha". A pergunta é, o que estão fazendo?

Pois bem, vamos lá!

Toda gordura é uma concentração de ácido graxo mais glicerina, ambos se mantêm associados até a hora que os ingerimos. No organismo, a glicerina é eliminada e o ácido graxo é utilizado como energia e também como protetor para os órgãos mais delicados.

Quando submetemos a gordura a altas temperaturas, por exemplo, no caso das frituras ou no aquecimento dos temperos, como é o caso do alho e da cebola, que usamos no preparo de alimentos como o arroz e o feijão, a glicerina começa a liberar uma substância tóxica que desgasta e endurece as fibras elásticas do nosso organismo. Esta substância é chamada de "acroleína".

    A acroleína foi utilizada na primeira guerra mundial como um cáustico, cuja finalidade era provocar irritação, uma espécie de arma química.

Nas nossas artérias e veias encontramos um verdadeiro segundo coração, pois o coração bombeia o sangue e através dos movimentos peristálticos das artérias, o mesmo é levado para todo o organismo. Os movimentos peristálticos das artérias ocorrem devido às fibras elásticas que as compõem.

Uma artéria é composta de lâminas elásticas internas e externas, e uma camada de colágeno com fibras elásticas. É muito importante ressaltar que o nosso organismo produz estas fibras até os 15 anos, após isso, não mais produz e não mais se renova, portanto, para você que já passou dos 15 anos, preste atenção, e você que ainda não passou dessa idade, aprenda a preservar a elasticidade das fibras.

Quando se aquece a gordura conforme o mencionado, você está produzindo acroleína. Esta substância leva a uma perda da elasticidade por lesar as fibras elásticas. Uma vez lesada, a fibra libera a "elastina"contida dentro dela.

A elastina é a substância responsável pela elasticidade das fibras. Uma vez perdendo a elastina, a fibra endurece, podendo provocar arteriosclerose, que é o endurecimento das artérias.

A perda da elasticidade, provocada pela ingestão de gordura aquecida, vai também fazer surgir prematuramente os famosos "pés de galinha".

Nós piscamos seguidamente para que ocorra uma espécie de lubrificação de nossos olhos. Quando fazemos o movimento de piscar, tudo volta ao normal devido às fibras elásticas. Com a perda da elasticidade da fibra, quando fazemos o mesmo movimento, a estrutura já não volta mais ao normal, o que ocasiona então o surgimento de pequenas rugas. Quando a elastina é liberada da fibra, ela se torna um corpo estranho e obriga o organismo a produzir anticorpos anti-elastina.

Isto nós estamos fazendo em casa no mínimo 2 vezes ao dia, pois na hora em que prepara o almoço ou o jantar, a grande maioria das cozinheiras tem o hábito de fritar o alho, a cebola, enfim os demais temperos. Este procedimento está produzindo acroleína, o que está contribuindo para o processo de envelhecimento.

Como evitar a produção diária de acroleína?

  • Pegue meio copo de água e coloque na panela antes de fazer o arroz, feijão, refogados, etc.

  • Deixe ferver e acrescente os temperos.

  • Quando o tempero já estiver bem cozido e o sabor liberado na água,você coloca então o arroz, feijão, refogado, etc, e só depois desse procedimento é que você vai colocar o óleo.

Desta maneira você vai evitar a produção de acroleína e garantir a elasticidade das artérias por muito mais tempo.

Naturalmente que o uso de frituras deve ser evitado o máximo que puder. Procure preparar alimentos grelhados ao invés de fritos.

Outra atitude importante contra o envelhecimento é evitar o fumo. Segundo o Dr. Jorge Grauss, uma tragada de cigarro produz em média 250 mil radicais livres no nosso organismo. Isto fatalmente vai levar a um processo de envelhecimento muito mais rápido. Estes radicais não só aceleram o envelhecimento, como também aceleram a obstrução das artérias coronárias. Isso ocorre devido à combinação, na corrente sanguínea, dos radicais livres com o colesterol, tornando-se uma molécula pesada que fatalmente vai aderir às paredes das artérias.

E finalmente, para fazer uma boa prevenção das rugas, além das medidas acima citadas, é importante uma limpeza diária e uma boa hidratação da pele.

Fonte: Revista Saúde Quântica ano3/número6/2015
Dth. Osvaldo Fogaça



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook