Perca Peso Agora

Cuidado! Pesticidas em Spray podem Induzir Câncer em Crianças

Há algo mais perturbador do que ver uma linha de formigas na sua janela? Ou uma barata correndo para trás da geladeira? Isso transforma mesmo os mais mansos de nós em assassinos de sangue frio! Quando você se der conta, estará agarrando àquela lata de inseticida em spray e esguichando como se não houvesse mais nada no mundo!

Nós achamos que estamos protegendo os nossos lares – e até as nossas famílias. Mas parece que os matadores de insetos, dos quais nós dependemos há anos, podem deixar uma criança que você ama lutando pela sua própria vida.

Um novo estudo que a Harvard acabou de publicar em Pediatrics descobriu que os pesticidas comuns de casa podem desencadear cânceres fatais em crianças. Sim, aquelas latas de spray que achamos inofensivas!

O que o estudo mostrou

Os pesquisadores juntaram 16 estudos prévios e descobriram que as crianças que foram expostas aos pesticidas de dentro de casa eram 47% mais prováveis de desenvolver a leucemia e tinham uma chance 43% maior de ter linfoma.

Não é nenhum segredo que os inseticidas contêm substâncias químicas extremamente perigosas – inclusive agentes poderosos que comprometem os nervos e que comprovadamente danificam o DNA. Então, a ligação entre os pesticidas e o câncer não é nada mais que bom senso.

Mas o que muitas pessoas não percebem é que mesmo que você tome cuidado com a quantidade desses produtos que é usada pela casa, ainda assim seus filhos e netos correm perigo!

Esses venenos têm o poder de perdurar no ar e sobre superfícies por dias a fio. E os cientistas dizem que eles não têm certeza sobre a quantidade de exposição à pesticida necessária para aumentar o risco de câncer de uma criança (provavelmente não seja muita).

Além disso, outras pesquisas ligaram os pesticidas químicos a rebaixamento de QI e até ao transtorno de déficit de atenção.

Não há sentido em expor os nossos filhos – ou nós mesmos – aos riscos destes pesticidas tóxicos, especialmente quando há maneiras comprovadas e livres de substâncias químicas para controlar as pestes dentro do seu lar, como:

  • Bloqueie o seu acesso à comida, à água e ao abrigo;
  • Sele as rachaduras e buracos fora de casa;
  • leve o lixo para fora regularmente;
  • lave a louça imediatamente após usá-la;
  • mantenha a sua cozinha e o seu banheiro tão secos quanto possível.

E experimente os impedimentos naturais e seguros aos insetos, como a citronela, o óleo de hortelã-pimenta e os mata-mosquitos elétricos.

Você estará se livrando destas criaturas irritantes e, ao mesmo tempo, mantendo um ambiente seguro para as crianças que você ama!

Referências bibliográficas:

  • Pesticide exposure linked to childhood cancer, low IQ (“Exposição à pesticida ligada ao câncer infantil, baixo QI”) (cnn.com)
  • Environ Health Perspect. Aug 2011; 119(8): 1189–1195.
  • Nature Biotechnology 27, 804 – 805 (2009)
  • U.S. News & World Report May 17, 2010

Fonte: Dr. Rondó



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook