Perca Peso Agora

Cuidado com o consumo exagerado de Ovos de Páscoa

A época da Páscoa é bastante propícia à ingestão de ovos de chocolate e outras guloseimas do gênero, entretanto, mesmo no caso da ingestão destes “meio amargo”, que é o mais recomendável do ponto de vista da saúde, o ideal é observar alguns cuidados básicos e evitar excessos.

De acordo com os especialistas o ideal é que as pessoas consumam apenas 30 gramas de chocolate por dia, assim haverá um equilíbrio entre os benefícios e os malefícios que o chocolate proporciona.

O consumo de chocolate em pequenas quantidades oferece benefícios porque o cacau possui ação antioxidante e anti-inflamatória, além de ser também um vasodilatador, dessa maneira, o chocolate ajuda a proteger a saúde cardiovascular.

Recomendações para ingestão do chocolate

O ideal é que o chocolate seja consumido após a refeição. Isso serve para manter os picos de glicose que a iguaria proporciona ao ser consumida sozinha, já que quando os níveis de açúcar sobem rapidamente a tendência é que também caiam rapidamente.

A dica que os nutricionistas dão é ficar de olho na qualidade do chocolate. Chocolates baratos demais normalmente são confeccionados com gordura hidrogenada, além de serem também ricos em gorduras trans, que é altamente prejudicial à saúde.

Para evitar erros, a dica é consumir chocolates amargos ou meio amargos, que são os que proporcionam os maiores benefícios à saúde.

Novidades científicas sobre o Cacau e o Chocolate

Estudos recentes revelaram que o consumo de chocolate com alto teor de cacau diminui o risco de infarto, baixa a pressão arterial e auxilia no emagrecimento.

Especialistas ainda alertam que quanto mais amargo for o produto, mas benefícios trará à saúde.

Os chocolates diets só devem ser consumidos por diabéticos, e mesmo assim com moderação, pois esse tipo de produto contém mais calorias e gorduras que as versões tradicionais.

O chocolate branco deve ser deixado de lado por conter muita gordura e por trazer pouco, ou nenhum benefício à saúde.

Evite também os chocolates recheados, pois também são muito gordurosos.

Dicas para não extrapolar com os Ovos de Páscoa

Evite deixar um estoque de chocolates em casa, e mesmo quando os tiver, não os deixe à vista. Dessa maneira ficará mais fácil resistir a tentação de comer um pouco toda vez que chegar perto.

Restrição dos chocolates às crianças

Evite dar chocolates para as crianças menores de 2 anos de idade. Caso seja difícil controlar, dê apenas uma colher pequena ou 10 gramas de chocolate ao dia.

Crianças entre 2 e 5 anos devem consumir apenas 20 gramas de chocolate ao dia.

O ideal é que um ovo de Páscoa de 100 gramas dure no mínimo 10 dias na mão de uma criança, sendo consumindo em pequenas doses diárias.

Vamos então escolher bem os chocolates e consumí-los com moderação. Feliz Páscoa!



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook