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Crianças que Dormem Tarde...Cuidado!

"Menino vai dormir senão você não cresce!"...alguém já ouviu essa frase quando criança? Muitas pessoas de gerações passadas costumavam escutar isso, mas sempre achando que essa fosse uma maneira intimadora para que as crianças deitassem e acordassem cedo sem reclamações.

Acontece que o tal "dormir cedo", de fato, faz muita diferença no crescimento e desenvolvimento das crianças, segundo o psiquiatra pediátrico, Dr. José Ferreira Belisário Filho.

Nossos hábitos mudaram, e ir para a cama antes das 21 horas não é uma realidade muito comum nas casas brasileiras. Acontece que isso tem influenciado diretamente o futuro das crianças, que estão ficando mais baixas, mais desatentas, mais ansiosas e com diferentes transtornos, enchendo os consultórios.

Mas nem sempre foi assim. Dr. Belisário resgata a lembrança de muitos pais da famosa propaganda dos cobertores Parahyba. Muitos podem não ter assistido naépoca, mas a música, quase todos conhecem: "já é hora de dormir, não espere mamãe mandar...". E sabem que horas era exibida essa propaganda na TV? As 7 horas da noite!

É possível mudar esses hábitos?

Não é fácil! Segundo o psiquiatra, para mudar a maneira de dormir de um bebê de 3 meses, leva-se 2 dias. De um bebê de 6 meses, 4 dias. Já uma criança de 7 anos, por exemplo, vai demorar 3 meses para aceitar dormir de forma diferente. E será sob muito protesto! Por que afinal de contas só ela tem que dormir cedo, enquanto as colegas não têm essa regra em casa? E como ela vai participar das conversas no recreio se não está assistindo o Big Brother...!?

As mães também sofrem com essa pressão social. Se elas se ausentam um pouco mais cedo de algum programa social para colocar a prole na cama, elas escutam: "mas ela já vai dormir? E quando o telefone toca em casa às 21:30 hrs e elas atendem falando num tom mais baixo, porque a casa está adormecendo - "oh povo que dorme cedo nessa casa!"Tudo isso acaba gerando um estranhamento, não tem jeito!

Mas, para mudar os hábitos de sono de uma criança, é importante mudar os hábitos da família. A criança não vai aceitar dormir cedo se perceber toda a casa funcionando, luzes acesas, TV ligada, e só ela tendo que se deitar. Portanto, a orientação do psiquiatra, nesses casos, é uma só: ler estórias, preparar o ambiente e desligar as luzes da casa. Sim, todas as luzes.

E a mudança de hábitos passa até mesmo pelo projeto de iluminação das casas e apartamentos, especialmente nas salas e nos quartos. Nada de luzes brancas, por favor! Uma casa precisa de luzes amarelas, que relaxam e auxiliam na chegada do sono. Segundo o Dr. Belisário, a luz branca emite uma onda azul que atua diretamente nas mitocôndrias da nossa retina, inibindo o hormônio do sono, a melatonina.

E é a mesma luz que sai dos aparelhos eletrônicos. Celular e IPad antes de dormir, nas palavras do psiquiatra, é uma desgraça. Isso inclui também os pais. O whatsapp, que não para de funcionar até mesmo de madrugada, é um grande vilão, despertando as pessoas. Ainda que você durma depois de ler uma mensagem, certamente você dormiria melhor se não tivesse lido. Acordar de madrugada e "dar uma checada" só prejudica o sono que deveria vir depois. E o efeito de aguardar a resposta de alguém no aplicativo, age no mesmo lugar em que a maconha e a cocaína atuam, isso é, dentro do cérebro. Daí as insônias, as ansiedades.

As crianças precisam dormir cedo por um simples motivo: o hormônio do crescimento age sempre às 00:30 hrs em quase todas as pessoas. Mas atua no quarto estágio do sono. Dessa forma, se a criança vai para a cama às 22 hrs, 23 hrs, o hormônio terá muito menos tempo de atuação, prejudicando o seu crescimento.

Observando imagens do cérebro de uma criança que dormiu cedo e de outra que dormiu tarde, antes de uma prova de matemática, percebe-se que na primeira há várias áreas destacadas em atividade, enquanto na outra, há só uma pequena parte. Possivelmente, aquela que dormiu mal vai se lembrar menos do que estudou do que a outra criança.

Aqueles meninos e meninas que adquirirem um hábito de sono desde cedo, vão se tornar adultos com menos propensão de ter outras doenças, como o Alzheimer, que tem afetado um número cada vez maior de pessoas. Segundo o psiquiatra, apenas duas coisas realmente retardam essa doença: exercícios físicos e sono. Quanto mais, melhor.

Uma das boas coisas que os pais podem fazer pelos filhos é colocá-los para praticar esportes desde cedo. "Criança que faz exercício antes de dormir, dorme muito melhor", afirma o psiquiatra.

O Dr. Belisário também alerta sobre a quantidade de prescrição de ritalina, e que isso está diretamente ligada à má qualidade de sono das crianças.

Os pais devem realmente pensar em estratégias para melhorar a qualidade do sono de toda a família. Trocar as lâmpadas, incentivar os esportes, assumir ainda mais a família como sua mais importante tarefa. Os pais trabalham como loucos e esquecem que não estão numa corrida, mas sim com uma missão: fazer de sua casa o melhor lugar para se viver.

Fazer de sua família um ninho de cuidado que permita que crianças felizes tornem-se adultos seguros, realizados e saudáveis - física e psicológicamente.

Fonte: Na Pracinha



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