Perca Peso Agora

"Creatina" pode ser Forte Aliada Contra Infecções e até em Casos de Autismo, diz Estudo

A creatina é um suplemento nutricional usado tanto por atletas de elite como por praticantes de diversas atividades físicas. Seu uso por indivíduos idosos para prevenção de perda de massa muscular também já é um conceito cada vez mais difundido.

Como a creatina é um nutriente derivado de 3 aminoácidos (lisina, arginina e metionina) seu mecanismo de ação é essencialmente fisiológico, não sendo associado com nenhum efeito farmacológico.

Atualmente, o conhecimento sobre os benefícios da creatina, é praticamente restrito aos seus efeitos sobre os músculos esqueléticos, promovendo a síntese das proteínas musculares e consequentemente melhorando a força e massa musculares.

É sempre oportuno ressaltar que estes efeitos decorrem da interação da suplementação de creatina com o estímulo da prática de exercícios. A dose recomendada é de 3 gramas diariamente.

A creatina entretanto tem sido estudada em vários centros de pesquisa no mundo todo e seu potencial de benefícios parece ir muito além dos efeitos nos músculos. Este foi exatamente o título de um artigo recém-publicado na revista científica International Immunopharmacology. Os autores deram como título ao artigo “Além dos músculos: Os efeitos não utilizados da creatina” .

Neste artigo os pesquisadores da Universidade da Califórnia relatam efeitos da creatina em diversos problemas neurológicos, inclusive evidências de indicação em casos de autismo.

A justificativa é a comprovada existência de um importante “pool” de creatina nas células cerebrais e a deficiência deste nutriente poderia contribuir para alguns distúrbios neurológicos.

Outra evidência relatada no artigo é a relação da creatina com o sistema imune, caracterizando a importância da suplementação de creatina na defesa contra infecções.

Fica cada vez mais evidente que este nutriente merece uma consideração especial, e apesar de não ser medicamento, e sim um alimento, tem uma importância muito grande não somente para melhora de desempenho, como também para a saúde.

Fonte: Globo Esporte



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook